Cassilândia, Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

Últimas Notícias

01/04/2011 17:47

Vacinação da aftosa em MS será em maio e novembro

Campo Grande News/ Jorge Almoas

A vacinação do rebanho bovino e bubalino de Mato Grosso do Sul se dará em duas etapas, divulgou nesta sexta-feira o Ministério da Agricultura e Abastecimento. O calendário contempla os meses de maio e novembro, no Planalto e no Pantanal.

Em maio, todo o rebanho no Planalto será imunizado no período de 1º a 30 de maio, tal como o Campo Grande News havia adiantado nesta semana. No Pantanal, os produtores podem optar por imunizar todo o gado em maio (de 1º de maio a 15 de junho) ou em novembro (de 1º de novembro a 15 de dezembro).

Com o reconhecimento da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) de todo o Mato Grosso do Sul como área livre da febre aftosa sem vacinação, em 4 de fevereiro deste ano, a ZAV (Zona de Alta Vigilância) deixa de existir oficialmente.

No entanto, segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), as propriedades localizadas na fronteira de Paraguai e Bolívia terão calendário próprio. Uma diferença que a aplicação das doses contra a aftosa será feita pelos próprios pecuaristas, com supervisão da agência de defesa.

Na ZAV, a vacinação está prevista para iniciar em 1º de maio. O único Estado que começa a vacinar o seu rebanho hoje é Roraima.

Mato Grosso do Sul tem aproximadamente 22 milhões de cabeças de gado. Na antiga ZAV, são 810 mil animais. Em todo o Brasil, serão disponibilizadas aproximadamente 560 milhões de doses, para imunizar 208 milhões de cabeças.

E m 2010, Mato Grosso do Sul registrou 99,41% de animais imunizados contra a febre aftosa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Junho de 2017
Segunda, 26 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)