Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacinação contra febre-aftosa é prorrogada em MS

26 de maio de 2004 - 21:14

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) decidiu estender por mais 15 dias o prazo para vacinação do rebanho contra a febre-aftosa em Mato Grosso do Sul. Nessa fase, aproximadamente 12 milhões de animais devem ser vacinados, impreterivelmente.

A decisão foi tomada na tarde de hoje pelo secretário de Estado da Produção e Turismo, também diretor-presidente da Iagro, José Antônio Felício, atendendo a solicitação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), que representando os produtores rurais alega dificuldades para o manejo do rebanho nas propriedades devido aos altos índices pluviométricos registrados nos últimos dias.

Fica, portanto, prorrogado, até o dia 15 de junho o prazo para vacinação contra a aftosa de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade no planalto e até 30 de junho no Pantanal, para todo o rebanho de mamando a caducando para os produtores que optarem por está etapa. Automaticamente o prazo também se estende por 15 dias, após o término da segunda fase da Campanha, o prazo para registro da vacinação na Iagro.

A Iagro, mais uma vez, também recomenda aos pecuaristas que aproveitem a oportunidade para vacinar o rebanho contra a brucelose – nas fêmeas de 3 a 8 meses de idade que ainda não foram imunizadas – e a raiva bovina que, embora seja obrigatória em regiões pantaneiras e peripantaneiras, atualmente vem causando preocupação para os fiscais da Iagro. Dados da Agência revelam que em 25 propriedades de Mato Grosso do Sul já morreram animais com raiva bovina, mais do que isso, o número já é bem representativo: aproximadamente 870 bovino e 10 eqüinos. Um prejuízo estimado, “por baixo”, em R$ 308 mil.

Em caso de dúvidas, os produtores podem procurar qualquer escritório da Iagro no Estado ou ainda ligar no disk-aftosa 0800-679120.




Cristiane Sandim - Iagro

SIGA-NOS NO Google News