Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacinação contra febre-aftosa começa dia 15

Nadyenka Castro - Campo Grande News - 23 de janeiro de 2008 - 12:53

A vacinação contra febre-aftosa no rebanho de Mato Grosso do Sul começa no dia 15 de fevereiro. O calendário elaborado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) foi publicado na edição desta quarta-feira (23 de janeiro) do Diário Oficial do Estado. A novidade em 2007 é a criação de uma Zona da Alta Vigilância, envolvendo a região que ocorreram os últimos focos de febre aftosa no Estado, em outubro de 2005. Estão incluídas na ZAV 3.536 propriedades.

O primeiro rebanho a ser vacinado será nesses locais, a Região 3. A Zona de Alta Vigilância Sanitária compreende os municípios de Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Antonio João, Ponta Porã, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho.

Nestes municípios devem ser vacinados de 15 de fevereiro a 15 de março todos os bovinos e bubalinos com até 12 meses de idade. Em 1º de maio começa outra etapa de vacinação nesta região. Até dia 31 do mesmo mês devem estar vacinados todo o rebanho independente da idade.

Também em maio devem se vacinado o rebanho da Região 1 – Planalto -. De 1º a 31 tem que ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. De 1º a 30 de novembro, a vacina deve ser aplicada em todo o rebanho independente da idade.

Na Região 2 – Pantanal -, composta pelas propriedades localizadas nos municípios de Corumbá, Ladário e em parte dos municípios de Coxim, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Rio Verde, a vacinação será de 1º a 15 de maio e de 1º a 15 de novembro, em todos os bovinos e bubalinos independente da idade.

Segundo a Iagro, a opção pela vacinação em um dos períodos estabelecidos acima deve ser feita no momento da abertura da Ficha Sanitária.

Após a vacinação é obrigatório o registro das vacinas nas unidades veterinárias locais da Iagro, que deverá ser feito em até 15 dias, após o encerramento da campanha. Lembrando também que é proibida a vacinação de suínos, ovinos e caprinos contra febre aftosa.

SIGA-NOS NO Google News