Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacinação contra aftosa segue até dia 31 no planalto

23 de maio de 2008 - 10:09

A campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 31 de maio no planalto, onde devem ser vacinados animais com até 24 meses. Já no pantanal, onde todo o rebanho de mamando a caducando deve ser imunizado, a vacinação segue até 15 de junho.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) prevê vacinar 11,5 milhões de bovinos e bubalinos, em todo o Estado, durante a campanha iniciada no dia 1º deste mês.

Na Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV), o período de vacinação será de 1º a 30 de junho, ao mesmo tempo da campanha no Paraguai. Na região, todo o rebanho de bovinos e bubalinos também deverá ser vacinado, e a vacinação será oficial com o acompanhamento direto da Iagro.

Além disso, todas as vacinas serão doadas pelo órgão em parceria com o Ministério da Agricultura, sem custos para o produtor. Segundo o diretor-presidente da Iagro, Roberto Bacha, os procedimentos para a imunização serão iguais aos adotados na campanha de fevereiro. Os produtores da região deverão agendar a aplicação da vacina junto aos fiscais da Iagro.

A previsão é de que 800 mil animais sejam imunizados na ZAV, que compreende uma faixa de aproximadamente 15 quilômetros de largura, a partir da linha de fronteira com o Paraguai, que se estende pelos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo.

Após o encerramento da campanha, os produtores terão 15 dias para fazer o registro da vacina junto às unidades da Iagro. O órgão também está acompanhando a vacinação na periferia, em aldeias e assentamentos da área do planalto e onde existe a necessidade da “agulha oficial”.



Costa Rica News

SIGA-NOS NO Google News