Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacinação contra aftosa começa nesta sexta-feira

Agrolink - 01 de maio de 2009 - 14:03

Mais de 20 milhões de bovinos goianos serão imunizados a partir desta sexta-feira, dia 1° de maio, na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. Em maio do ano passado, a cobertura vacinal foi de 98,42%, com mais 19 milhões de animais imunizados.

O último foco de febre aftosa em Goiás foi registrado em agosto de 1995. O Estado é considerado zona livre da doença desde 2001. Segundo a chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária, Sônia Jácomo, imunizar o rebanho é fundamental para melhorar a economia do Estado. “A vacinação contribui para que Goiás melhore o índice de quarto maior rebanho bovino nacional. Proporciona, também, o índice de 71% do Produto Interno Bruto (PIB) das exportações goianas e 33% das exportações em nível nacional”, disse.

Durante a primeira etapa da campanha, haverá distribuição de folders e cartazes nos escritórios locais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e nos estabelecimentos comerciais de vacina. Goiás conta, ainda, com disque-denúncia da Agrodefesa, pelo telefone 0800 646 1122, para denunciar produtores que não vacinam contra a aftosa. “Nas últimas campanhas, foi observado o crescimento da participação dos produtores, principalmente quanto às denúncias contra produtores que adquirem a vacina, mas não vacinam seus animais”, disse a chefe do Sedesa.

Os criadores rurais têm até o quinto dia útil, após o término da etapa de vacinação, para declarar a imunização dos animais nos escritórios da Agrodefesa. Caso não declarem, os produtores podem pagar multa de R$ 7 por animal não vacinado, além da interdição da propriedade para movimentação de animais e entrega de leite.

SIGA-NOS NO Google News