Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacina tríplice foi aperfeiçoada e dará menos reações

Cristiane Ribeiro/ABr - 02 de novembro de 2003 - 09:45

As crianças até cinco anos de idade que receberem a vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba, no ano que vem, terão menos reações adversas, como febre alta, por exemplo. É que a vacina, aperfeiçoada, já estará sendo produzida pela Fundação Oswaldo Cruz com tecnologia nacional, conforme o convênio assinado nesta quinta-feira com o laboratório belga Glaxo Smith Kline para a transferência de tecnologia.
Das 12 vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde gratuitamente à população, a tríplice viral é a única ainda importada pelo governo brasileiro e, segundo o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, com a nacionalização da produção desta vacina, o Brasil vai economizar cerca de R$ 42 milhões nos próximos cinco anos, período em que a tecnologia estará sendo transferida para os pesquisadores brasileiros.
Já o diretor da Bio-Manguinhos, Hakira Homma, enfatiza que os componentes virais da nova vacina foram enfraquecidos para não causar reações nas crianças, mas que a vacina continua com a mesma eficácia da que vem sendo aplicada até hoje.
“Nesta nova tecnologia que estamos recebendo da Glaxo Smith Kline, especialmente o componente da caxumba, é mais atenuado, por orientação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, mas a proteção será do mesmo nível conferido pela vacina atual”, acrescentou ele.
A vacina será produzida no Centro de Produção de Antígenos Virais de Bio-Manguinhos, cujas obras devem estar concluídas até o final deste ano e, de acordo com Paulo Buss, “a expectativa é de que já em 2004 sejam fabricadas 20 milhões de doses, suficientes para atender à demanda, já que no ano passado foram aplicadas 4,6 milhões de doses no país”.
Também pelo acordo com a Glaxo, a fábrica vai produzir, no próximo ano, cinco milhões de doses da vacina dupla viral, contra sarampo e rubéola. O Centro de Produção de Antígenos vai integrar o futuro Complexo Tecnológico de Vacinas de Bio-Manguinhos, cujas obras devem estar prontas em julho de 2004.

SIGA-NOS NO Google News