Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/08/2006 21:46

Vacina não substitui exame do papanicolau, diz médico

Juliana Andrade/ABr

A comprovada eficácia da vacina contra o HPV - vírus responsável pela maioria dos casos de câncer de colo do útero - não substitui o exame preventivo do papanicolau, orienta o médico Gabriel Lowndes Souza Pinto, do Departamento de Ginecologia do Hospital do Câncer de São Paulo e integrante da equipe que estudou a eficácia da vacina no Brasil.

Segundo ele, a vacina não protege contra todos os tipos de HPV, mas apenas contra quatro. “A vacina é um mecanismo de prevenção da doença, mas não é 100%, não cobre todos os casos de doença de câncer de colo do útero. Então, o melhor exame mesmo para prevenção de câncer de colo de útero é o papanicolau”, destacou o especialista.

O médico orienta as mulheres sexualmente ativas a fazerem o papanicolau pelo menos uma vez por ano. “Além de ser o mais simples, é o mais barato, o mais acessível”.

O exame do papanicolau é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil 90% dos casos de câncer de colo de útero estão relacionados ao HPV. A doença mata cerca de 4 mil mulheres todos os anos. Segundo o Inca, este ano são esperados mais 19.260 casos, uma média de 20 ocorrências a cada 100 mil mulheres.

O médico Gabriel Lowndes defende a inclusão da vacina no calendário nacional de vacinação. “Num primeiro momento, acho difícil a vacina entrar no calendário de vacinação pública, devido ao preço. É preciso uma negociação entre o laboratório e o Ministério da Saúde, ou talvez uma seleção de regiões com fator de risco mais elevado para a doença, mas acho que é possível sim, no futuro, a vacina entrar no calendário”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)