Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacina não substitui exame do papanicolau, diz médico

Juliana Andrade/ABr - 29 de agosto de 2006 - 21:46

A comprovada eficácia da vacina contra o HPV - vírus responsável pela maioria dos casos de câncer de colo do útero - não substitui o exame preventivo do papanicolau, orienta o médico Gabriel Lowndes Souza Pinto, do Departamento de Ginecologia do Hospital do Câncer de São Paulo e integrante da equipe que estudou a eficácia da vacina no Brasil.

Segundo ele, a vacina não protege contra todos os tipos de HPV, mas apenas contra quatro. “A vacina é um mecanismo de prevenção da doença, mas não é 100%, não cobre todos os casos de doença de câncer de colo do útero. Então, o melhor exame mesmo para prevenção de câncer de colo de útero é o papanicolau”, destacou o especialista.

O médico orienta as mulheres sexualmente ativas a fazerem o papanicolau pelo menos uma vez por ano. “Além de ser o mais simples, é o mais barato, o mais acessível”.

O exame do papanicolau é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil 90% dos casos de câncer de colo de útero estão relacionados ao HPV. A doença mata cerca de 4 mil mulheres todos os anos. Segundo o Inca, este ano são esperados mais 19.260 casos, uma média de 20 ocorrências a cada 100 mil mulheres.

O médico Gabriel Lowndes defende a inclusão da vacina no calendário nacional de vacinação. “Num primeiro momento, acho difícil a vacina entrar no calendário de vacinação pública, devido ao preço. É preciso uma negociação entre o laboratório e o Ministério da Saúde, ou talvez uma seleção de regiões com fator de risco mais elevado para a doença, mas acho que é possível sim, no futuro, a vacina entrar no calendário”.

SIGA-NOS NO Google News