Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/09/2005 08:38

Vacina contra papiloma vírus humano está sendo testada

Agência Notisa

Ao se evitar infecções por HPV, o número de casos de câncer de colo uterino também será reduzido.

Existem, atualmente, 300 milhões de pessoas infectadas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, deste total, 30 milhões poderão desenvolver verrugas genitais. Outras 10 milhões podem estar afetadas pelas formas oncogênicas do vírus, que levam ao câncer do colo de útero. Estudos recentes apontam para o desenvolvimento de uma vacina quadrivalente, capaz de promover a imunização contra três tipos deste vírus e verrugas genitais. Em palestra realizada durante o primeiro dia da Terceira Jornada de Ginecologia Oncológica, a médica Luisa Lina Villa, do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre Câncer, abordou o desenvolvimento da vacina o estágio em que estão os estudos sobre sua eficácia. O evento está acontecendo no Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro.



O número de mulheres jovens, entre 15 e 19 anos de idade, que contraem HPV quando começam a ter relações sexuais, vem aumentando. “O risco ocorre em todas faixas etárias, inclusive entre mulheres maduras, que mantêm uma vida sexual ativa”, afirmou a médica. Infecções por papiloma vírus têm natureza transitória, e costumam ser eliminadas por resposta imune. Mas, segundo Luisa, o os tipos de vírus com maior tendência ao desenvolvimento de câncer do colo uterino “resistem mais para sair do organismo”.



Vacina
”A vacina contra o papiloma vírus vem sendo testada há mais de dez anos. Em animais ela se mostrou capaz de reduzir em 100% o aparecimento de tumores”, disse Luisa. Os estudos já estão em fase III, ou seja, a vacina – que tem o nome comercial de Gardasil – está sendo testada a humanos. Pesquisa realizada nos Estados Unidos com 2.392 mulheres, não infectadas pelo vírus, com idade entre 16 e 23 anos, apontou segurança e eficácia da vacina quando comparada ao grupo controle, que ingeriu placebo. Estas apresentaram 32% de casos de infecção por HPV e 41% desenvolveu câncer de colo uterino. Já entre as vacinadas não houve nenhum caso.


Questões como a durabilidade da imunização e a partir de que idade a vacina deverá ser administrada ainda estão sendo pesquisadas. Se a fase III dos estudos também apresentar resultados positivos, a médica afirma que a licença para a produção do Gardasil sairá já no próximo ano. “O desenvolvimento da vacina causará impacto sócio-ecônomico. Estudos mostram que se a imunização for realizada em mulheres e homens, evitando o HPV, poderemos reduzir o câncer de colo de útero em até 50%, nos próximos 20 anos. Isto significa que poderemos salvar mais vidas, diminuindo também os gastos com tratamento”, disse Luisa.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)