Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/01/2015 10:03

Vacina contra HPV passa a integrar rotina de imunização em postos de saúde em MS

Notícias MS

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul através da Coordenadoria de Imunização está reforçando junto aos municípios de Mato Grosso do Sul a disponibilização das vacinas contra o HPV. O objetivo é de que as 64 mil meninas com idades entre 10 a 13 anos cumpram o calendário de vacinação, principalmente com a segunda dose da vacina. De acordo com a enfermeira técnica da Coordenadoria de Imunização, Elisângela Araújo Ribeiro, as vacinas contra o HPV estão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado e já integram a rotina de vacinação, não sendo mais apenas uma campanha.

“Em março do ano passado foi lançada a campanha para que a primeira dose fosse distribuída para o público-alvo. Como a imunização deve seguir rigorosamente o calendário para a sua eficiência, detectamos uma baixa procura para a segunda dose em setembro não só no estado, mas também no Brasil inteiro. Devido a essa baixa procura o Ministério da Saúde decidiu encerrar a campanha em dezembro, incluindo a vacina na rotina de imunização dos postos de saúde”, destaca Elizangela.
Para Elisangela a falta de informação ainda é o grande motivo para os baixos índices de imunização. Atualmente Mato Grosso do Sul registra 47,57% de cobertura em imunização sendo 80% a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. “Nos contatos com os municípios estamos reforçando esta ampla divulgação para que o público alvo saiba da importância desta vacina. É primordial que os prazos entre a primeira e segunda dose sejam obedecidos para que a imunização seja eficaz. É uma vacina primordial que garante proteção contra o câncer de cólo do útero” diz a enfermeira.


Calendário de vacinação
Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda dose seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. Este ano, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero. A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual podendo afetar a mulher e o home. No caso do homem são raros os registro de câncer ou sintomas. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)