Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 30 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacina contra gripe deve ser tomada antes do inverno

03 de abril de 2007 - 14:51

A vacina contra a gripe, atualmente, é o método mais eficaz no combate ao vírus Influenza. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, anualmente cerca de 18 milhões de brasileiros são infectados, desses, 22 mil morrem, em conseqüência de doenças mais graves, que se manifestam após a gripe mal curada. Todos os anos a composição da vacina é modificada, pois o vírus é mutante e pode se tornar resistente.

A ABORL-CCF - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial faz um alerta sobre a importância em tomar a vacina antes do inverno, visto que, a imunidade ocorre após oito semanas da aplicação. “A vacinação deve acontecer entre os meses de março e abril, pois assim o corpo vai estar imune no período em que o vírus mais atinge a população, entre o fim do outono e início do inverno”, alerta o otorrinolaringologista Richard Voegels, presidente da ABORL-CCF.

A gripe é considerada um problema de saúde pública. O clima típico de inverno, com temperaturas mais baixas e alta umidade do ar, é propício para a instauração da doença, que se não tratada corretamente pode acarretar em outras mais graves, como a pneumonia, rinosinusites, as infecções no ouvido (otites), inflamação nos brônquios (bronquite) e inflamações da laringe (laringite).

As crianças sofrem mais com o vírus, já que, o organismo infantil tem dificuldade maior em combatê-lo. Enquanto nos adultos o quadro infeccioso dura de cinco a sete dias, nas crianças a infecção tende a ser mais prolongada e de maior intensidade.

Para a terceira idade, o Governo Federal oferece vacinação gratuita. Porém, muitos idosos não comparecem aos postos de saúde, por considerarem a medicação ineficaz. “A vacina não imuniza 100%, mas diminui as chances de contrair o vírus e/ou faz com que o quadro infeccioso seja mais brando e de menor duração. Como nos idosos as complicações das infecções virais respiratórias tendem a ser mais freqüentes e graves, a prevenção é importante”, afirma o Dr. Richard Voegels.

Até o momento, todo o medicamento utilizado no Brasil é importado. A vacina brasileira começa a ser fabricada neste ano.

SIGA-NOS NO Google News