Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacina contra gripe continua para municípios que não atingiram meta

Notícias MS/Bianca Caruso - 13 de maio de 2011 - 17:07

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será prorrogada em Mato Grosso do Sul para os municípios que ainda não atingiram suas metas de cobertura vacinal. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Eugênio de Barros, cada cidade tem a autonomia de decidir até quando a vacinação será prorrogada.

“A Secretaria de Estado de Saúde vai continuar dando apoio com insumos para aqueles municípios que estão abaixo das metas. Temos cidades que conseguiram atingir a cobertura vacinal. A campanha não vai parar, vamos usar até a última vacina e zerar nosso estoque”, afirmou Eugênio de Barros.

O apoio do governo do Estado continua com a manutenção das visitas das equipes da SES e dos cuidados para manter as boas condições dos insumos como as vacinas, seringas e agulhas. “Além disso, nos municípios com baixa cobertura vamos dar todo o suporte principalmente com veiculação de informes nas rádios”, informou.

Conforme o secretario adjunto da SES, o objetivo é que a população já esteja vacinada antes da chegada do inverno. Ele explica que a vacina leva pelo menos 20 dias para gerar anticorpos e proteger a pessoa da gripe.

Balanço

A meta da Secretaria de Estado de Saúde é imunizar 421.902 pessoas. De acordo com os números parciais do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, em Mato Grosso do Sul, até hoje de manhã(13), um total de 259.350 pessoas já haviam sido vacinadas, o que corresponde a uma cobertura de 61.47%.

Os dados mostram que no Estado já receberam vacina 37.873 crianças de seis meses a menores de 12 anos de um total da meta de 61.841 perfazendo 61.24% de cobertura vacinal. Em relação ao grupo de trabalhadores de saúde já foram imunizados 24.852 de um total de 28.252 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 87,97%. No grupo prioritário dos indígenas, do total de 68.883 já foram imunizados 37.079 índios perfazendo 53.83%. Em relação aos idosos, 145.155 pessoas já receberam a vacina de uma meta de 222.650, numa cobertura de 65.19%.

As gestantes continuam com cobertura vacinal baixa. A orientação da SES é que elas procurem a vacina nos postos de saúde. A cobertura vacinal até agora é de 35.73% - sendo 14.391 mulheres imunizadas de uma meta total de 40.276 pessoas. De acordo com o secretário adjunto da SES, Eugênio de Barros, as gestantes representam o principal grupo na vacinação contra a gripe. “As gestantes apresentam piores complicações com o vírus H1N1. Elas podem ter pneumonia e com isso precisam tomar antibióticos havendo também a possibilidade de ter um parto prematuro”, explicou.

Microrregiões

Em relação às 11 microrregiões de saúde de Mato Grosso do Sul - que englobam diversos municípios - o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização mostra que na microrregião de Aquidauana a cobertura vacinal total até hoje (13) era de 50,5% com a distribuição de 19 mil doses da vacina; microrregião de Coxim – 66,88% de cobertura com 7,7 mil pessoas imunizadas; microrregião de Dourados – 44,5 mil pessoas vacinadas, o que representa 65,8% de cobertura. Na microrregião de Jardim a cobertura vacinal foi de 56,8% com a imunização de 9,4 mil pessoas. Já na microrregião de Naviraí, um total de 13,8 mil pessoas recebeu a vacina, o que corresponde a 59,7% da meta. Namicrorregião de Nova Andradina a cobertura foi de 64,5% com a vacinação de 10,5 mil pessoas.

Na microrregião de Paranaíba a cobertura vacinal foi de 55,6% com a imunização de 9,4 mil pessoas; Microrregião de Ponta Por㠖 cobertura de 62,7% com 31,3 mil imunizados; Microrregião de Três Lagoas – cobertura de 50.7% sendo 11 mil pessoas vacinadas; na microrregião de Corumbá foram distribuídas 9,3 mil doses da vacina com a cobertura de 53,6%. Já na microrregião de Campo Grande, a cobertura foi de 65,12% com a imunização de 93,1 mil pessoas.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 25 de abril e distribuiu 32,7 milhões de doses, para todos os Estados e municípios brasileiros. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

De acordo com o Ministério da Saúde, as únicas contraindicações são para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro.

Uma doença febril e aguda não representa uma contraindicação, mas é recomendável o adiamento para evitar que as manifestações clínicas da doença sejam, de maneira equivocada, associadas à vacina, como um possível efeito adverso. Na dúvida, um médico deve ser consultado.

Outra forma de prevenir a gripe é manter hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações).

SIGA-NOS NO Google News