Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/12/2005 07:00

Uvas de mesa só devem ficar sob refrigeração por 21 dias

Agência Notisa

Uvas colhidas de cultivo em ambiente protegido, embora tenham melhor qualidade, ainda exigem cuidados especiais, pois estão mais sujeitas à incidência e ao agravamento de podridões e à desidratação dos cachos.



A videira é uma das principais fruteiras cultivadas em todo o mundo. Somente no Brasil, a área plantada gira em torno de 68 mil hectares e a produção média é de cerca de um milhão de toneladas, que representa 2% da produção mundial. Em termos de uvas de mesa, a preferência vem crescendo por aquelas ``sem sementes`` ou ``apirênicas``, sendo a cultivar Romana uma delas. No entanto, as fortes chuvas na época da colheita têm reduzido a qualidade dos cachos. O cultivo protegido surge como alternativa, mas esse tipo de cultivo exige refrigeração na pós-colheita. Isso é o que mostram pesquisadores do Instituto Agronômico em um estudo realizado no município de Jundiaí (SP).



O objetivo do trabalho foi o de analisar a vida de prateleira da cultivar Romana em câmara fria. De acordo com artigo publicado na edição de maio/agosto da revista Engenharia Agrícola, “os produtos colhidos de cultivo em ambiente protegido, embora tenham melhor qualidade, ainda podem apresentar problemas pós-colheita, como a incidência e o agravamento de podridões e a desidratação dos cachos. Portanto, a refrigeração tem sido utilizada como prática de armazenamento por permitir o prolongamento do período de comercialização das uvas”.



No estudo, os pesquisadores verificaram que a partir de 21 dias em câmara fria, houve aumento considerável de cachos que apresentaram podridões e danos profundos. Aos 28 dias, 1,8% da amostra apresentou podridões e 5,4% apresentaram algum tipo de dano profundo. Já aos 36 dias, ocorreu incremento para 6,1% na incidência de podridões e para 9,8% na ocorrência de danos profundos. Com relação à perda de massa, eles observaram que, a partir dos mesmos 21 dias de armazenamento, a perda de massa superou o índice de 6%, limite ideal de turgidez das bagas. “Com esses resultados, verificamos que a cultivar Romana cultivada sob cobertura plástica pode ser armazenada em câmara fria por até 21 dias (três semanas), de acordo com o regulamento técnico de identidade e de qualidade para a classificação da uva fina de mesa”, afirmam no artigo.



Mesmo assim, a equipe destaca a importância do cultivo protegido como alternativa para a produção de uva de mesa: ”o cultivo em ambiente protegido tem como finalidade principal a proteção contra as adversidades climáticas e, em conseqüência, obtêm-se precocidade nas colheitas, aumento na produtividade e frutos de melhor qualidade, com a opção de explorar as culturas durante todo o ano. Por meio da utilização dessa técnica de maneira eficiente e econômica, é possível conseguir colheitas que excedem sensivelmente as que se obtêm em condições de campo”.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)