Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Uva-passa: Energia e saúde para quem corre

Portal Educação Física - 30 de abril de 2016 - 11:00

Uva-passa é um perfeito repositor energético. Veja receita com essa fruta seca, especial para quem gosta de longas distâncias - Foto: Shutterstock.

Ela é polêmica, especialmente em festas de Natal e Ano Novo: arroz com ou sem uva-passa? Brincadeiras à parte, essa fruta seca é muito versátil na hora de cozinhar. Combina com pratos doces, salgados, sobremesas e até smoothies – e ainda é barata e acessível.

Branca ou preta, a uva-passa é incrível. Um punhado delas dá energia rápida para qualquer esporte. Apenas 30g (uma colher de sopa cheia) pode dar todos os nutrientes que você precisa durante seus treinos.

Alpinistas, corredores ultramaratonistas e bikers podem carregar facilmente essa fruta seca e conseguir nutrientes importantes para suportar a exigência da atividade física. São ricas em potássio e ferro e perfeitas para consumir no intervalo dos treinos. Podem, inclusive, substituir o gel de carboidrato na reposição de energia.

Além disso, a uva-passa é rica em fibras, possui antioxidantes (catequinas e polifenóis), contém leptina e grelina, substâncias que ajudam a equilibrar o diabetes em pessoas já diabéticas (e podem substituir o açúcar nas receitas), e ajuda na manutenção da pressão arterial por ser rica em potássio.

Uva-passa para quem corre

Quando ultrapassamos 60 minutos de atividade física, esgotamos nosso estoque de hidratos de carbono. Depois desse tempo, é necessário ingerir combustível para evitar a fadiga muscular e manter a energia em alta. Recomenda-se, de forma geral, que o atleta consuma de 30g a 60g de carboidratos para cada hora adicional de exercício físico.

Como é fácil de carregar, o gel de carboidrato é bastante utilizado para fazer essa reposição durante a atividade, mas há opções naturais que podem substituí-lo. Além da uva-passa, outras frutas também têm essa característica, como cerejas, damascos, bananas, figos, tâmaras, etc.

Muitos atletas – principalmente vegetarianos, veganos e pessoas que evitam produtos industrializados – preparam essas energy balls para consumir nos intervalos dos treinos e das refeições. Scott Jurek, famoso ultramaratonista, tem uma receita parecida publicada no seu livro “Eat & Run”. O corredor de montanha Fredrik Olmqvist também. A uva-passa é um dos ingredientes dessas bolinhas de energia que eles consomem para ter energia imediata. São fáceis de fazer, de levar para qualquer lugar e ainda são doces e saborosas.

Receita com uva-passa

Energy Balls (rende em média 10 bolinhas)

Se gostar de uma textura mais molhada, adicione um pouco de água de coco ou leite vegetal. Aveia e gergelim também são bem-vindos na receita.

Ingredientes
● 150g de castanha-do-pará batidas no liquidificador até virar farinha
● 150g de uva-passa e 150g de tâmaras (sem caroço) hidratadas com 1 xícara de chá de água de coco, batidas no liquidificador até formar uma pasta
● 1 colher (sopa) de canela em pó
● 1 colher (sopa) de cacau em pó
● 2 colheres (sopa) de sementes de chia

Modo de fazer:
No liquidificador ou processador, junte os ingredientes e adicione uma colher de óleo de coco. Bata até adquirir consistência uniforme. A consistência deve ser firme, mas não dura nem muito seca. Molde em bolinhas ou barrinhas, embrulhe em filme plástico e mantenha refrigerado. Já está pronto para consumir. Evite deixar muito tempo fora da geladeira ou sem consumir. O ideal é comer em até cinco dias.

Para experimentar novos sabores, substitua os ingredientes. Amêndoas, damascos, tâmaras, cranberries, nozes, maçã e canela, coco ralado, sementes de chia, flocos de quinOa ou amaranto, nibs de cacau, gengibre cristalizado, noz-moscada, cardamomo em pó, raspas de limão, chia e sementes de linhaça são alguns exemplos de ingredientes que podem fazer parte das suas energy balls.

SIGA-NOS NO Google News