Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/01/2008 09:52

Utilização de animais em circo pode ser proibida

Agência Câmara

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 933/07, do deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), que proíbe a utilização ou exibição de animais em atividades circenses no Brasil. Pelo texto, o circo que descumprir a determinação estará sujeito a penalidade definida em regulamento e multas, cujos valores serão destinados ao Fundo Nacional de Meio Ambiente. A proposta prevê, ainda, a perda da guarda, posse ou propriedade do animal, a ser aplicada após procedimento administrativo no qual seja devidamente comprovada a ocorrência de maus tratos.

O projeto também condiciona a realização de feiras de exposição de animais domésticos a autorização de instalação e funcionamento expedida pelos órgãos locais competentes do Poder Executivo. A exigência vale inclusive para eventos sem finalidade lucrativa, de natureza científica, educacional ou protecional.

Por fim, a proposta proíbe a exposição de animais silvestres da fauna exótica em qualquer tipo de evento no País.

Amparo na legislação
A Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98), que estabelece sanções penais e administrativas contra violações ao meio ambiente, prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para aqueles que praticarem abuso e maus-tratos, ferirem ou mutilarem animais. A mesma lei prevê detenção de seis meses a um ano, e multa, para quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Essa foi uma das normas citadas por Augusto Carvalho para assinalar que a proteção aos animais está amparada pela legislação brasileira. "A visão antropocêntrica, a qual consagra o homem como centro do universo, deve ser combalida, haja vista que dependemos da natureza para a nossa sobrevivência e, portanto, também somos dependentes dos animais e de sua existência para preservação do meio ambiente, do qual apenas somos parte", defende.

O deputado observa que o seu projeto visa "proteger a vida animal, em especial daqueles que são utilizados em espetáculos de circos, quando, na maioria das vezes, são submetidos a tratamento cruel".

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 2875/00, do ex-deputado Paulo Lima, que proíbe os circos de manter ou expor animais perigosos. Essa proposta, por sua vez, foi apensada ao PL 7291/06, do Senado, que institui o registro dos circos perante o poder público federal e prevê condições para o emprego de animais da fauna silvestre brasileira e exótica na atividade circense. Os projetos serão analisados pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de serem levados ao Plenário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)