Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/12/2008 14:23

USP desensolve novo aparelho para tomografia pulmonar

Vinicius Konchinski , ABr

São Paulo - A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apresentará na próxima quinta-feira (18) um aparelho de tomografia que deve reduzir o número de mortes de pacientes cuja respiração é mantida com ajuda de aparelhos. O tomógrafo tem tecnologia única no mundo e foi desenvolvido após dez anos de pesquisa, em um projeto conjunto do Laboratório de Pneumologia Experimental, da Escola Politécnica e do Instituto de Matemática Aplicada, todos da USP.

Segundo comunicado da Faculdade de Medicina, o aparelho vai ajudar o médico a monitorar, por meio de uma corrente elétrica de baixa intensidade, a condição dos pulmões enquanto o paciente é submetido à respiração artificial. Assim, será possível controlar de forma adequada o volume, a pressão e o fluxo do ar injetado nos órgãos, diminuindo os riscos de lesão.

Estatísticas citadas pela faculdade apontam que 40% dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) respiram por aparelhos. Desses, 40% morrem devido a complicações causadas por esse tipo de procedimento.

O novo aparelho começou a ser estado em 2006 em pacientes dos Hospital das Clínicas da USP e do Instituto do Coração (Incor). A partir do lançamento, o tomógrafo passará a ser comercializado.

Em 2009, as empresas Timpel e Dixtal serão as responsáveis pela produção do aparelho, que custa entre US$ 6 mil e U$ 8 mil (cerca de R$ 17,5 mil). Parte dos recursos obtidos com a venda será aplicada em pesquisas no Laboratório de Pneumologia Experimental e na Escola Politécnica.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)