Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

USP desensolve novo aparelho para tomografia pulmonar

Vinicius Konchinski , ABr - 13 de dezembro de 2008 - 14:23

São Paulo - A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apresentará na próxima quinta-feira (18) um aparelho de tomografia que deve reduzir o número de mortes de pacientes cuja respiração é mantida com ajuda de aparelhos. O tomógrafo tem tecnologia única no mundo e foi desenvolvido após dez anos de pesquisa, em um projeto conjunto do Laboratório de Pneumologia Experimental, da Escola Politécnica e do Instituto de Matemática Aplicada, todos da USP.

Segundo comunicado da Faculdade de Medicina, o aparelho vai ajudar o médico a monitorar, por meio de uma corrente elétrica de baixa intensidade, a condição dos pulmões enquanto o paciente é submetido à respiração artificial. Assim, será possível controlar de forma adequada o volume, a pressão e o fluxo do ar injetado nos órgãos, diminuindo os riscos de lesão.

Estatísticas citadas pela faculdade apontam que 40% dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) respiram por aparelhos. Desses, 40% morrem devido a complicações causadas por esse tipo de procedimento.

O novo aparelho começou a ser estado em 2006 em pacientes dos Hospital das Clínicas da USP e do Instituto do Coração (Incor). A partir do lançamento, o tomógrafo passará a ser comercializado.

Em 2009, as empresas Timpel e Dixtal serão as responsáveis pela produção do aparelho, que custa entre US$ 6 mil e U$ 8 mil (cerca de R$ 17,5 mil). Parte dos recursos obtidos com a venda será aplicada em pesquisas no Laboratório de Pneumologia Experimental e na Escola Politécnica.


SIGA-NOS NO Google News