Cassilândia, Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

13/12/2008 14:23

USP desensolve novo aparelho para tomografia pulmonar

Vinicius Konchinski , ABr

São Paulo - A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apresentará na próxima quinta-feira (18) um aparelho de tomografia que deve reduzir o número de mortes de pacientes cuja respiração é mantida com ajuda de aparelhos. O tomógrafo tem tecnologia única no mundo e foi desenvolvido após dez anos de pesquisa, em um projeto conjunto do Laboratório de Pneumologia Experimental, da Escola Politécnica e do Instituto de Matemática Aplicada, todos da USP.

Segundo comunicado da Faculdade de Medicina, o aparelho vai ajudar o médico a monitorar, por meio de uma corrente elétrica de baixa intensidade, a condição dos pulmões enquanto o paciente é submetido à respiração artificial. Assim, será possível controlar de forma adequada o volume, a pressão e o fluxo do ar injetado nos órgãos, diminuindo os riscos de lesão.

Estatísticas citadas pela faculdade apontam que 40% dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) respiram por aparelhos. Desses, 40% morrem devido a complicações causadas por esse tipo de procedimento.

O novo aparelho começou a ser estado em 2006 em pacientes dos Hospital das Clínicas da USP e do Instituto do Coração (Incor). A partir do lançamento, o tomógrafo passará a ser comercializado.

Em 2009, as empresas Timpel e Dixtal serão as responsáveis pela produção do aparelho, que custa entre US$ 6 mil e U$ 8 mil (cerca de R$ 17,5 mil). Parte dos recursos obtidos com a venda será aplicada em pesquisas no Laboratório de Pneumologia Experimental e na Escola Politécnica.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Agosto de 2017
Domingo, 20 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
09:50
Três Lagoas
Sábado, 19 de Agosto de 2017
20:38
Para o fim de semana
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)