Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Uso sustentável do Aqüífero Guarani é tema de encontro

Lúcia Nórcio/ABr - 26 de abril de 2005 - 09:48

O Ministério do Meio Ambiente realiza em Curitiba, amanhã (27) e quinta-feira (28), o Encontro Nacional de Execução do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani (reserva subterrânea de água doce).

O projeto, desenvolvido pelos países por onde passa o aqüífero (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), tem como objetivo planejar conjuntamente a gestão e o uso sustentável do maior reservatório de água-doce do planeta. Representantes de oito estados brasileiros beneficiados pelo reservatório irão apresentar as informações reunidas até agora sobre o aqüífero.

Segundo o secretário do Planejamento, Reinhold Stephanes, nos dois dias do encontro serão discutidas questões em torno da utilização e da preservação do Aqüífero Guarani. Para ele, o assunto é de vital importância não só para o Paraná, mas para o Brasil, país que detém a maior concentração de água do planeta. "Do planejamento do uso desses recursos hídricos depende não apenas o crescimento da nossa economia, mas a própria sobrevivência das próximas gerações", afirmou.

Os recursos hídricos subterrâneos representam cerca de 97% do total de água doce existente no planeta Terra. Aqüífero Guarani é a denominação dada à reserva de água existente em parte do subsolo da região do Mercosul. O Aqüífero Guarani percorre uma área total de 1.200.000 quilômetros quadrados, abrangendo os estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, a área do Aqüífero Guarani é de 840.000 quilômetros quadrados e no Paraná, de 131.300 quilômetros quadrados.

SIGA-NOS NO Google News