Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Uso do cinto de segurança em ônibus é obrigatório

28 de março de 2008 - 09:43

O Código Nacional de Trânsito obriga o uso do cinto de segurança, inclusive nos ônibus de viagem. Por isso, antes de deixar o terminal rodoviário, um funcionário das empresas de transporte deve orientar os passageiros sobre a utilização do item de segurança. Desde 1999, os ônibus têm que sair de fábrica com o cinco de segurança.

Quem não utiliza o cinto está infringindo a lei. O motorista é punido com pontos na carteira e a empresa paga uma multa. Ao passageiro, no entanto, não cabe nenhuma penalidade. Em um acidente, o uso do cinto significa a diferença entre sair bem ou ferido; vivo ou não.

A simulação de um acidente, feita por uma empresa de ônibus, confirma o perigo para quem anda sem o cinto de segurança. Pelas imagens gravadas dentro de um ônibus durante uma capotagem, os bonecos que representam os passageiros são jogados contra o teto.

Na desaceleração, o passageiro é projetado para frente. O peso aumenta em cinco a 10 vezes no impacto. Desta forma, a possibilidade de uma explosão desse organismo no choque, uma lesão de órgãos internos ou uma hemorragia interna é muito grande.

Procedente da Bahia, o pedreiro Clésio Silva desembarcou na tarde desta quinta-feira (27) no terminal rodoviário do Tietê, na Zona Norte de São Paulo. Apesar da viagem longa e cansativa, utilizou o cinto em todo o percurso. “Sempre uso o cinto. Por que? É a segurança, fico mais tranqüilo, viajo mais sossegado”, afirmou.



G1

SIGA-NOS NO Google News