Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Uso de preservativos entre mulheres diminui

Agência Notisa - 10 de janeiro de 2008 - 08:25

Uso de preservativos entre mulheres diminui conforme aumenta a freqüência do ato sexual

Entretanto, mulheres de vinte anos que decidem por si mesmas que só terão relações sexuais sob o uso de camisinha aparece como fator de proteção extremamente importante nesta faixa etária..

Frequentemente campanhas de saúde que enfatizam a importância do uso do preservativo no ato sexual são divulgadas em diversos países do mundo; mesmo assim muitos casais ainda se mostram resistentes. Diante disto, Jeffrey F. Peipert e colegas norte-americanos investigaram as correlações que envolvem o sexo desprotegido. A pesquisa resultou no artigo "Women at risk for sexually transmitted diseases: correlates of intercourse without barrier contraception" publicado em novembro de 2007 no American Journal of Obstetrics and Gynecology.

Para avaliar os fatores que são associados ao sexo sem proteção por mulheres com mais de 35 anos, os autores utilizaram dados do início de um estudo aleatório. Segundo a publicação, eles usaram modelos de regressão logística para associar variáveis demográficas, reprodutivas e da história sexual ao sexo desprotegido.

Os pesquisadores identificaram que no último mês 65% das participantes tiveram relação sexual sem barreira contraceptiva. "Os fatores que foram associados com chances aumentadas de sexo desprotegido incluíram o número de episódios de relação, um parceiro masculino resistente ao uso de camisinha (odds ratio ajustada, 4,1; 95% CI, 2,3-6,9), e, entre mulheres com menos de 20 anos escore baixo de auto-eficácia de uso de camisinha (odds ratio ajustada, 1,6; 95% CI, 1,0-2,9)", dizem no artigo.

Desta forma, os autores entendem que a freqüência das relações sexuais e a resistência do homem ao uso da camisinha são fatores de risco para o sexo desprotegido. E ainda, para mulheres com menos de 20 anos, ela própria definir que só terá relações com uso de camisinha é especialmente importante. Os autores do estudo fazem parte da Washington University School of Medicine, em St. Louis, do Brown Medical School, do Rhode Island Hospital e do Women and Infants Hospital of Rhode Island e do Cancer Prevention Research Center, da University of Rhode Island.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News