Cassilândia, Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

22/07/2020 13:00

Uso de linha com cerol ou outro material cortante ao empinar pipa é crime

Fonte: Polícia Militar do Estado de Goiás

Redação
Uso de linha com cerol ou outro material cortante ao empinar pipa é crime

A Polícia Militar de Goiás, atenta à questão do aumento da quantidade de crianças e adultos praticando a atividade recreativa de empinar pipas, também conhecidas como raias ou papagaios, neste período de meio de ano, no qual os ventos são propícios a esta atividade, ALERTA a sociedade em geral para os riscos de realizar a recreação acima mencionada com o uso de linha com cerol ou qualquer outro material cortante que se transformam em uma tipo de navalha, sendo um risco real que tem causado lesão corporal e até a morte de muitos frequentadores de logradouros públicos (praças, jardins, parques, ruas, estradas etc) como, por exemplo, motociclistas, ciclistas, skatistas e pedestres.

O Major PM Levi Santos Santana, Comandante da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar de Goiás, salienta que art. 3º do Decreto n° 9.316, de 18 de setembro de 2018, que regulamentou a Lei nº 17.700, de 04 de julho de 2012, que dispõe sobre a proibição, no âmbito do Estado de Goiás, da fabricação, comercialização e utilização do cerol ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas ou similares e dá outras providências, impõe ao “infrator ou seu responsável legal à cominação de multa fixada no valor de R$ 100,00 (cem reais) por cada conjunto de material apreendido, até o limite máximo de R$ 2.000,00 (dois mil reais), aplicada em dobro em caso de reincidência, sem prejuízo de outras sanções cabíveis em conformidade com a legislação em vigor, no caso de se registrarem, com o uso do cerol, danos à pessoa física, ao patrimônio público ou à propriedade privada, observando-se sempre o devido processo legal.”

Além disso, o uso de cerol ou qualquer outro produto cortante na prática de empinar pipas é considerado crime, podendo o autor responder pelos crimes previstos nos artigos 121, 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além da contravenção penal do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais, conforme a situação concreta. No caso do uso do cerol ou outra linha cortante por crianças ou adolescentes, todo o material irregular será apreendido e encaminhado à autoridade competente, seguindo os procedimentos previstos na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Já o adulto que fizer uso do cerol ou outra linha cortante será conduzido, junto com o material usado na prática criminosa, à presença da autoridade policial, podendo, dependendo do caso, ser preso em flagrante.

A Polícia Militar de Goiás orienta para que a prática de empinar pipas seja realizada de forma LEGAL, dando preferência a realização desta atividade de lazer em locais distantes de redes elétricas e de vias que tenham tráfego de veículos ou grande circulação de pessoas. Por fim, solicita aos pais ou responsáveis que esclareçam a seus filhos ou menores sob suas responsabilidades acerca dos riscos e consequências que o uso de linha com cerol ou outro material cortante pode trazer para terceiros ou para eles mesmos.

O uso ilegal do cerol ou outro material cortante pode ser “denunciado” através do número 190 ou a qualquer policial militar de serviço!

Polícia Militar do Estado de Goiás: Patrimônio dos Goianos!

Fonte: 10ª Companhia de Polícia Militar de Goiás – Morrinhos – GO

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 19 de Outubro de 2020
Domingo, 18 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)