Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Uso de irradiação contra pragas vegetais na terça

Carolina Pimentel/ABr - 18 de junho de 2006 - 18:28

Técnicos do Ministério da Agricultura e pesquisadores de outras instituições discutem na terça-feira (20) proposta de regulamentação do uso da irradiação ionizada em vegetais como tratamento fitossanitário no Brasil. De acordo com o ministério, a proposta é mais uma medida no combate a entrada de doenças e pragas no país.

A Assessoria de imprensa do ministério informou que, atualmente, a irradiação de alimentos é utilizada no Brasil na manutenção da qualidade dos alimentos nos supermercados. Ainda conforme o órgão, com a normatização, os empresários terão mais um método de tratamento fitossanitário para os produtos exportados, um antigo pedido do setor. Alguns dos tratamentos já usados no país são: isotérmico e Brometo de Metila e o tratamento a frio.

Ao disciplinar a irradiação ionizante, o ministério informa que irá atender a uma antiga reivindicação do setor privado, que terá mais uma opção de tratamento para produtos destinados à exportação e, conseqüentemente, maior competitividade no mercado internacional.

Participarão do encontro na sede do ministério pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA).

SIGA-NOS NO Google News