Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Uso de hormônios na gravidez pode causar leucemia

Yara Aquino/ABr - 15 de abril de 2007 - 16:19

Brasília - O uso, durante a gravidez, de medicamentos que contêm hormônios, principalmente o estrógeno presente nas pílulas anticoncepcionais, pode ser uma das causas de leucemia em crianças com menos de 21 meses. Essa é uma das hipóteses de pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pesquisa ouviu cerca de 800 mães e comparou as respostas das que tinham filhos portadores de leucemia com aquelas cujos filhos não tinham a doença. A equipe observou que no primeiro grupo algumas mães informaram que usaram pílula anticoncepcional durante a gravidez, até mesmo na tentativa de provocar aborto.

“Aquelas mães que, indevidamente, depois de grávidas continuavam tomando a pílula foram as que apresentaram maior risco [de ter filhos com leucemia]. Existe um estudo em camundongos mostrando que o estrógeno é uma substância que causa câncer”, explica a pesquisadora do Inca e uma das coordenadoras do estudo, Maria do Socorro Pombo. O próximo passo do estudo é buscar a validação desse resultado, segundo ela.

Se confirmado que o uso de estrógeno durante a gravidez é um dos causadores de leucemia em crianças com até 21 meses de vida, o resultado poderá apontar estratégias para informar às mães sobre o perigo, além da busca de tratamentos, de acordo com a pesquisadora.

“Os trabalhos têm esses lados, alertar, dar aconselhamento, informação, para evitar alguns males e o [proporcionar] o desenvolvimento de drogas e sistemas terapêuticos para, uma vez instalada a doença, ter os mecanismos de tratamento”.

Nas próximas etapas, a pesquisa irá investigar as causas da leucemia em com idades entre 21 meses e 12 anos, além dos fatores que resultam em predisposição para a doença. Uma das hipóteses a ser estudada é que os pesticidas usados como anti-pulgas em animais domésticos que tem contato com as crianças seja um dos produtos que contribuem para o desenvolver a doença.


SIGA-NOS NO Google News