Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

15/04/2007 16:19

Uso de hormônios na gravidez pode causar leucemia

Yara Aquino/ABr

Brasília - O uso, durante a gravidez, de medicamentos que contêm hormônios, principalmente o estrógeno presente nas pílulas anticoncepcionais, pode ser uma das causas de leucemia em crianças com menos de 21 meses. Essa é uma das hipóteses de pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pesquisa ouviu cerca de 800 mães e comparou as respostas das que tinham filhos portadores de leucemia com aquelas cujos filhos não tinham a doença. A equipe observou que no primeiro grupo algumas mães informaram que usaram pílula anticoncepcional durante a gravidez, até mesmo na tentativa de provocar aborto.

“Aquelas mães que, indevidamente, depois de grávidas continuavam tomando a pílula foram as que apresentaram maior risco [de ter filhos com leucemia]. Existe um estudo em camundongos mostrando que o estrógeno é uma substância que causa câncer”, explica a pesquisadora do Inca e uma das coordenadoras do estudo, Maria do Socorro Pombo. O próximo passo do estudo é buscar a validação desse resultado, segundo ela.

Se confirmado que o uso de estrógeno durante a gravidez é um dos causadores de leucemia em crianças com até 21 meses de vida, o resultado poderá apontar estratégias para informar às mães sobre o perigo, além da busca de tratamentos, de acordo com a pesquisadora.

“Os trabalhos têm esses lados, alertar, dar aconselhamento, informação, para evitar alguns males e o [proporcionar] o desenvolvimento de drogas e sistemas terapêuticos para, uma vez instalada a doença, ter os mecanismos de tratamento”.

Nas próximas etapas, a pesquisa irá investigar as causas da leucemia em com idades entre 21 meses e 12 anos, além dos fatores que resultam em predisposição para a doença. Uma das hipóteses a ser estudada é que os pesticidas usados como anti-pulgas em animais domésticos que tem contato com as crianças seja um dos produtos que contribuem para o desenvolver a doença.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)