Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Uso de estratégias religiosas para lidar com câncer

Agência Notisa - 23 de março de 2009 - 18:10

Resiliência (coping em inglês) é um termo que define uma série de medidas que a pessoa encontra para lidar com determinadas dificuldades. Desta forma, um artigo publicado na edição de 13 de março de 2009 da revista Jama mostra que o uso de resiliência religiosa está associado a maior aceitação de métodos médicos de prolongamento da vida em pacientes com câncer avançado. O motivo dessa associação, entretanto, permanece obscuro.



A constatação é resultado de pesquisa feita por Andrea Phelps e colegas de Massachusetts (EUA) que investigaram 345 pacientes com câncer grave entre 2003 e 2007. Todos foram avaliados no inicio com entrevistas sobre medidas religiosas, espirituais e psicológicas que buscavam para ajudar a lidar com a doença, planos de tratamento e preferências com relação a que tipo de atendimento iriam preferir no fim da vida. “Os pacientes foram acompanhados até o falecimento, o que contemplou uma média de 122 dias depois do início da avaliação”, esclarecem os autores.



De acordo com o texto, aceitar ventilação mecância (com respiradores) ou ressuscitação (para parada cardiorrespiratória) foi definido para os pacientes como aceitar o tratamento intensivo para prolongamento de vida. O que os pesquisadores constataram foi que “um alto nível de resiliência positiva religiosa no início da pesquisa foi significativamente associado à aceitação de ventilação mecânica comparado com pacientes que apresentaram baixo nível. Isto quer dizer que pacientes que utilizam recursos religiosos para lidar com a doença “aceitam métodos que prolongam a vida quando estão perto da morte”, dizem. Segundo o grupo do estudo, os mecanismos que geram este comportamento necessitam de pesquisas futuras para serem identificados.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico

SIGA-NOS NO Google News