Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/03/2009 18:10

Uso de estratégias religiosas para lidar com câncer

Agência Notisa

Resiliência (coping em inglês) é um termo que define uma série de medidas que a pessoa encontra para lidar com determinadas dificuldades. Desta forma, um artigo publicado na edição de 13 de março de 2009 da revista Jama mostra que o uso de resiliência religiosa está associado a maior aceitação de métodos médicos de prolongamento da vida em pacientes com câncer avançado. O motivo dessa associação, entretanto, permanece obscuro.



A constatação é resultado de pesquisa feita por Andrea Phelps e colegas de Massachusetts (EUA) que investigaram 345 pacientes com câncer grave entre 2003 e 2007. Todos foram avaliados no inicio com entrevistas sobre medidas religiosas, espirituais e psicológicas que buscavam para ajudar a lidar com a doença, planos de tratamento e preferências com relação a que tipo de atendimento iriam preferir no fim da vida. “Os pacientes foram acompanhados até o falecimento, o que contemplou uma média de 122 dias depois do início da avaliação”, esclarecem os autores.



De acordo com o texto, aceitar ventilação mecância (com respiradores) ou ressuscitação (para parada cardiorrespiratória) foi definido para os pacientes como aceitar o tratamento intensivo para prolongamento de vida. O que os pesquisadores constataram foi que “um alto nível de resiliência positiva religiosa no início da pesquisa foi significativamente associado à aceitação de ventilação mecânica comparado com pacientes que apresentaram baixo nível. Isto quer dizer que pacientes que utilizam recursos religiosos para lidar com a doença “aceitam métodos que prolongam a vida quando estão perto da morte”, dizem. Segundo o grupo do estudo, os mecanismos que geram este comportamento necessitam de pesquisas futuras para serem identificados.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)