Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/04/2015 07:52

Uso constante do Facebook pode impulsionar depressão, diz estudo

O Globo

A grama do vizinho é sempre mais verde”. O ditado famoso na cultura popular brasileira pode explicar porquê os viciados em Facebook podem estar mais propensos a desenvolver depressão. Segundo um estudo da Universidade de Houston, publicado no “Journal of Social and Clinical Psychology”, quando navegam na rede social os usuários são expostos a comparações o tempo todo, o que potencializa o desenvolvimento da doença.

Os pesquisadores argumentam que os viciados em Facebook podem comparar constantemente suas vidas com as de outras pessoas e ter a sensação de que lhes falta algo.

“É importante ressaltar que a maioria das pessoas se expõe no Facebook, então costumam postar apenas coisas boas da própria vida. No entanto, se não percebemos que isso está acontecendo e tentamos nos comparar sentiremos que, de fato, não estamos no mesmo patamar que nossos amigos ”, chama atenção o pesquisador Mai-Ly Steers, responsável pela pesquisa.

O estudo analisou 154 pessoas com idade entre 18 e 42 anos, que usam a rede social diariamente. Após duas semanas do início da pesquisa, os internautas foram submetidos a um questionário para avaliar sintomas de depressão e o nível de comparação social. Os pesquisadores concluíram que aqueles que utilizam o Facebook diariamente muitas vezes se comparam aos amigos e apresentam sintomas de depressão como falta de esperança em um futuro melhor e tristeza. O resulto mostrou ainda que os sintomas são mais comuns em universitários, pelo fato de ainda estarem em um processo de estruturação da carreira.

Para os pesquisadores, independente do tipo de comparação, o uso constante do Facebook impacta negativamente no humor. Isso porque, mesmo que os usuários se comparem a pessoas que consideram “menos afortunadas” podem ter um sentimento negativo.

“Talvez as pessoas com baixa autoestima estabeleçam comparações sociais no Facebook para melhorar a visão que têm de si mesmos, entretanto, depois de fazer isso, eles, na realidade, se sentem piores”, revela a pesquisa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)