Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Use a Copa para ensinar aos filhos que perder faz parte do jogo

Maternar/ Folha/ Fabiana Futema - 13 de julho de 2014 - 09:25

Muitos pais se viram sem saber direito como consolar seus filhos na última terça-feira após a derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1 nas semifinais da Copa.

Imagens de crianças chorando em vários locais do país se propagaram na TV e redes sociais. Amigos e parentes me contaram que tiveram de consolar seus filhos, despreparados para um resultado tão humilhante.

Hoje, quando o Brasil entrar em campo contra a Holanda, os pais já estarão mais preparados para lidar com uma eventual derrota. Ou tirarão as crianças da sala…

Para a pediatra Karina Frade, os pais devem aproveitar a Copa para ensinar aos filhos que em todo campeonato há vencedores e perdedores. “Faz parte do jogo. Os pais também podem também dar exemplos para mostrar que depois de uma derrota é possível vencer novamente.”

Em caso de nova derrota, Karina afirma que os pais não devem evitar o assunto com os filhos, pois isso pode até prolongar a tristeza. “Eles devem deixar as crianças mostrarem seus sentimentos e angústias , falar claramente sobre a derrota.”

A psicóloga e psicoterapeuta Rosana Machado diz que os pais devem fazer com que os filhos enxerguem a perda da partida como uma experiência positiva. “A vida é repleta de disputas, às vezes ganha-se ou perde-se, mas como enfrentamos tanto a derrota, quanto a vitória é que nos faz amadurecer e aprender”, disse ela em entrevista para a rádio Gazeta.

SIGA-NOS NO Google News