Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/08/2010 13:27

Urnas biométricas falham na eleição simulada no Paraná

Agência Brasil/Lúcia Nórcio

Dos 265 eleitores inscritos na 1ª Sessão da 182ª Zona Eleitoral do município de Balsa Nova (PR), a 50 quilômetros de Curitiba, apenas 14 haviam comparecido ao teste com o sistema de votação biométrica até ao meio dia deste sábado. Destes, somente um conseguiu votar na primeira tentativa de identificação da digital. Seis votaram após algumas tentativas. Os sete restantes não tiveram as impressões digitais reconhecidas pelo sistema e só puderam participar do simulado com a intervenção da presidente da sessão, Márcia Lorena Fior.

As dificuldades apresentadas no simulado aumentaram o tempo médio de votação para cerca de 5 minutos, tempo que Márcia Fior considerou “exagerado”. O processo de identificação biométrica do eleitor e a confirmação das escolhas na urna eletrônica deveriam levar, no máximo, 1 minuto. Se essa situação se repetir no dia 3 de outubro, ela disse que vai “estourar” o horário limite para a votação (17 horas).

Diferentemente da avaliação do diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Ivan Gradowski, que atribuiu os problemas de identificação das digitais ao uso de calcário (que desgastam as impressões digitais) pelos agricultores da região, a presidente da 182ª Sessão Eleitoral de Balsa Nova acredita que o problema está mesmo no sistema de identificação digital. De acordo com ela, o único eleitor cuja digital foi reconhecida na primeira tentativa é justamente um lavrador. As digitais de outros eleitores, como uma secretária e um vereador, não foram “lidas” pelo sistema.

Mesária há oito eleições no Colégio Joaquim Ribas de Andrade, onde votam 1.022 eleitores, Márcia lamentou o baixo comparecimento ao teste deste sábado. Praticamente apenas pessoas idosas se dispuseram a sair de casa para participar do projeto-piloto da Justiça Eleitoral, apesar dos eleitores da cidade terem recebido carta do TRE-PR convidando para o pleito simulado. Além disso, a simulação foi divulgada por emissoras de rádio e TV e por jornais locais.

Edição: Vinicius Doria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)