Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/07/2008 14:27

Uribe teria 79% dos votos se concorresse ao 3º mandato

Julio Cruz Neto/ABr

Bogotá (Colômbia) - Pesquisa divulgada hoje (6) mostra que o presidente Alvaro Uribe teria 79% dos votos se tentasse um terceiro mandato. O adversário mais próximo, o ex-prefeito de Medellín Sergio Fajardo, teria 4%. Uribe subiu dez pontos percentuais em relação à ultima pesquisa, realizada antes da Operação Jaque, que libertou na quarta-feira (2) a ex-senadora Ingrid Betancourt e outros 14 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Na simulação sem a participação de Uribe, Fajardo aparece com 12% dos votos, seguido pelo ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, com 10%. O ministro ganhou notoriedade depois do sucesso da operação. Nesse cenário, 48% dos entrevistados disseram que não votariam, votariam em branco ou não souberam.

Uribe já está no segundo mandato e a Constituição veta o terceiro. Comenta-se na Colômbia, no entanto, a possibilidade de se emendar a Constituição para permitir que ele continue no poder, para manter o combate às Farc. A Suprema Corte questiona atualmente a emenda que permitiu a primeira reeleição, em 2006, aprovada durante o primeiro mandato de Uribe, a exemplo do que ocorreu no Brasil com Fernando Henrique Cardoso. Uribe sugeriu a convocação de um referendo para saber se o povo ratifica o mandato que ele exerce atualmente.

A consulta popular, realizada pelo Instituto Ipsos-Napoléon Franco com 1,2 mil pessoas e divulgada pelo jornal El Espectador, não menciona Ingrid Betancourt entre os candidatos. Outra consulta, realizada pela Datexco Company no dia seguinte ao do resgate e divulgada pelo jornal El Tiempo revela que 39,6% apóiam a candidatura de Ingrid e 54,4% sao contra. Foram realizadas 700 entrevistas. Caso a candidatura da ex-senadora se concretizasse, 38,9% votariam nela e 52,3% não votariam.

A eleição presidencial colombiana está prevista para 2010. Ingrid Betancourt, que era adversária de Uribe na campanha de 2002, quando foi sequestrada, deixou o cativeiro dizendo que a operação de resgate foi perfeita e elogiando a gestao de Uribe.

Depois do resgate de Ingrid Betancourt e outros 14 reféns, na última quarta-feira (2), a popularidade do presidente Álvaro Uribe, que já era alta, disparou. Pesquisa do Instituto Yanhaas divulgada sexta-feira (4) mostra que 91,72% dos colombianos aprovam a gestão Uribe. Cresce a pressão para que a Constituição seja mudada, permitindo que ele dispute o terceiro mandato.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)