Cassilândia, Sábado, 15 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

06/07/2008 14:27

Uribe teria 79% dos votos se concorresse ao 3º mandato

Julio Cruz Neto/ABr

Bogotá (Colômbia) - Pesquisa divulgada hoje (6) mostra que o presidente Alvaro Uribe teria 79% dos votos se tentasse um terceiro mandato. O adversário mais próximo, o ex-prefeito de Medellín Sergio Fajardo, teria 4%. Uribe subiu dez pontos percentuais em relação à ultima pesquisa, realizada antes da Operação Jaque, que libertou na quarta-feira (2) a ex-senadora Ingrid Betancourt e outros 14 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Na simulação sem a participação de Uribe, Fajardo aparece com 12% dos votos, seguido pelo ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, com 10%. O ministro ganhou notoriedade depois do sucesso da operação. Nesse cenário, 48% dos entrevistados disseram que não votariam, votariam em branco ou não souberam.

Uribe já está no segundo mandato e a Constituição veta o terceiro. Comenta-se na Colômbia, no entanto, a possibilidade de se emendar a Constituição para permitir que ele continue no poder, para manter o combate às Farc. A Suprema Corte questiona atualmente a emenda que permitiu a primeira reeleição, em 2006, aprovada durante o primeiro mandato de Uribe, a exemplo do que ocorreu no Brasil com Fernando Henrique Cardoso. Uribe sugeriu a convocação de um referendo para saber se o povo ratifica o mandato que ele exerce atualmente.

A consulta popular, realizada pelo Instituto Ipsos-Napoléon Franco com 1,2 mil pessoas e divulgada pelo jornal El Espectador, não menciona Ingrid Betancourt entre os candidatos. Outra consulta, realizada pela Datexco Company no dia seguinte ao do resgate e divulgada pelo jornal El Tiempo revela que 39,6% apóiam a candidatura de Ingrid e 54,4% sao contra. Foram realizadas 700 entrevistas. Caso a candidatura da ex-senadora se concretizasse, 38,9% votariam nela e 52,3% não votariam.

A eleição presidencial colombiana está prevista para 2010. Ingrid Betancourt, que era adversária de Uribe na campanha de 2002, quando foi sequestrada, deixou o cativeiro dizendo que a operação de resgate foi perfeita e elogiando a gestao de Uribe.

Depois do resgate de Ingrid Betancourt e outros 14 reféns, na última quarta-feira (2), a popularidade do presidente Álvaro Uribe, que já era alta, disparou. Pesquisa do Instituto Yanhaas divulgada sexta-feira (4) mostra que 91,72% dos colombianos aprovam a gestão Uribe. Cresce a pressão para que a Constituição seja mudada, permitindo que ele dispute o terceiro mandato.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 15 de Dezembro de 2018
16:38
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 14 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
06:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)