Cassilândia, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

06/12/2006 21:18

Universidades russas tem 120 vagas para brasileiros

Redação Terra

Estudantes brasileiros têm 120 vagas preferenciais nas cinco melhores universidades russas. Estão abertas vagas para cursos de graduação e pós-graduação em ciências humanas, exatas e biológicas. O prazo de inscrições para o processo seletivo termina dia 30 de dezembro, com embarque previsto para a última semana de março. A iniciativa é parte do programa de estudos da Aliança Russa de Estudos Superiores, órgão representante oficial das instituições no Brasil, que já enviou mais de 100 alunos para a Rússia nos últimos dois anos.

Referências mundiais de ensino, fazem parte do programa instituições como a Universidade Estatal de Bélgorod (30 vagas), com a melhor infra-estrutura do país, a Universidade Aeroespacial de Moscou (10 vagas), o mais avançado centro de estudos e pesquisas em aviação e ciências espaciais da Rússia, e a Academia Médica Sechenov (30 vagas), uma das melhores faculdades de medicina do mundo, segundo o ranking da Unesco.

Além delas, o aluno ainda pode escolher pela Universidade da Amizade dos Povos (30 vagas), que recebe centenas de estudantes de diversos países semestralmente, e a Universidade Estatal de Moscou Lomonosov (20 vagas), considerada a melhor do país, com cerca de três séculos de tradição.

Pelo programa da Aliança Russa, os alunos iniciam o intercâmbio freqüentando a Faculdade Preparatória, para aprender o idioma local. O tempo de permanência na FP depende de cada um, variando de sete a 16 meses. Depois de um teste de proficiência, eles já iniciam a faculdade, morando nos dormitórios da própria instituição.

O baixo custo dos estudos na Rússia é um dos principais atrativos para os estudantes brasileiros. Boa parte do custo da faculdade é subsidiada pelo governo russo, o que permite que as despesas sejam sensivelmente mais baixas em relação às de outros cursos europeus, ou mesmo de certas universidades particulares brasileiras.

Ao voltar para o Brasil, o estudante tem de submeter o diploma adquirido a um processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em algum centro de ensino estrangeiro. A partir de 2010, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa).

Processo seletivo
Embora não seja aplicado um teste tradicional como o vestibular brasileiro, o interessado em estudar na Rússia passa por um processo seletivo avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança no país. Depois do primeiro contato com a organização, ele passa por uma avaliação que inclui, entre diversos processos, reunião com os pais, análise de histórico escolar, exames de saúde, exames toxicológicos e checagem de antecedentes criminais, para garantir que o aluno se encaixe no perfil da universidade.

Os interessados devem procurar a Aliança Russa de Estudos Superiores até o dia 30 de dezembro para dar início ao processo de seleção do embarque de março de 2007. Para mais informações: www.universidades-russia.com.br ou pelo telefone (11) 5505-5898.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 18 de Janeiro de 2017
Terça, 17 de Janeiro de 2017
23:53
Loteria
10:00
Receita do dia
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)