Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Universidades russas tem 120 vagas para brasileiros

Redação Terra - 06 de dezembro de 2006 - 21:18

Estudantes brasileiros têm 120 vagas preferenciais nas cinco melhores universidades russas. Estão abertas vagas para cursos de graduação e pós-graduação em ciências humanas, exatas e biológicas. O prazo de inscrições para o processo seletivo termina dia 30 de dezembro, com embarque previsto para a última semana de março. A iniciativa é parte do programa de estudos da Aliança Russa de Estudos Superiores, órgão representante oficial das instituições no Brasil, que já enviou mais de 100 alunos para a Rússia nos últimos dois anos.

Referências mundiais de ensino, fazem parte do programa instituições como a Universidade Estatal de Bélgorod (30 vagas), com a melhor infra-estrutura do país, a Universidade Aeroespacial de Moscou (10 vagas), o mais avançado centro de estudos e pesquisas em aviação e ciências espaciais da Rússia, e a Academia Médica Sechenov (30 vagas), uma das melhores faculdades de medicina do mundo, segundo o ranking da Unesco.

Além delas, o aluno ainda pode escolher pela Universidade da Amizade dos Povos (30 vagas), que recebe centenas de estudantes de diversos países semestralmente, e a Universidade Estatal de Moscou Lomonosov (20 vagas), considerada a melhor do país, com cerca de três séculos de tradição.

Pelo programa da Aliança Russa, os alunos iniciam o intercâmbio freqüentando a Faculdade Preparatória, para aprender o idioma local. O tempo de permanência na FP depende de cada um, variando de sete a 16 meses. Depois de um teste de proficiência, eles já iniciam a faculdade, morando nos dormitórios da própria instituição.

O baixo custo dos estudos na Rússia é um dos principais atrativos para os estudantes brasileiros. Boa parte do custo da faculdade é subsidiada pelo governo russo, o que permite que as despesas sejam sensivelmente mais baixas em relação às de outros cursos europeus, ou mesmo de certas universidades particulares brasileiras.

Ao voltar para o Brasil, o estudante tem de submeter o diploma adquirido a um processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em algum centro de ensino estrangeiro. A partir de 2010, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa).

Processo seletivo
Embora não seja aplicado um teste tradicional como o vestibular brasileiro, o interessado em estudar na Rússia passa por um processo seletivo avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança no país. Depois do primeiro contato com a organização, ele passa por uma avaliação que inclui, entre diversos processos, reunião com os pais, análise de histórico escolar, exames de saúde, exames toxicológicos e checagem de antecedentes criminais, para garantir que o aluno se encaixe no perfil da universidade.

Os interessados devem procurar a Aliança Russa de Estudos Superiores até o dia 30 de dezembro para dar início ao processo de seleção do embarque de março de 2007. Para mais informações: www.universidades-russia.com.br ou pelo telefone (11) 5505-5898.

SIGA-NOS NO Google News