Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/01/2006 17:21

Universidades federais terão semestres menores

Lilian Macedo/ABr

Neste ano, o semestre nas universidades federais brasileiras será menor. A greve das universidades, que chegou a ter 112 dias – a maior paralisação dos últimos 25 anos – alterou grande parte do calendário dessas instituições de ensino superior. Neste ano, em média, o semestre deve durar três meses, já que será recuperado também o segundo semestre do ano passado.

O vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Paulo Rizzo, estima que a maior parte das universidades que aderiram ao movimento terá três semestres em um ano.

"Cada universidade terá um calendário diferente porque a greve não durou o mesmo tempo em todas. Algumas recomeçam esta semana, outras na próxima semana. Mas expectativa é que a maioria termine o segundo semestre do ano passado entre março e abril. E aí vai começar o primeiro semestre deste ano. Dificilmente, antes de abril comece o primeiro semestre deste ano", explicou.

Um exemplo que confirma a afirmação de Rizzo é o da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A instituição retoma as aulas, interrompidas no dia 30 de agosto do ano passado, no dia 16 deste mês. Com isso, a previsão é que, até o final de abril, os estudantes completem os cem dias letivos necessários para a conclusão das aulas. E então, em junho, começar o calendário de 2006. O primeiro semestre termina em outubro e o segundo, em janeiro do ano que vem.

Já na Universidade Federal de Alagoas as aulas começaram ontem (2) e terminam no dia 25 de março. Mas os estudantes terão aulas aos sábados. Com isso, será possível iniciar o 1º semestre de 2006 no dia 17 de abril.

A Universidade de Brasília reiniciou o segundo semestre de 2005 hoje (3). A paralisação modificou o calendário inicial e compactou as aulas. Com isso, as matérias iniciadas em 2005 só terminarão bem depois do Carnaval, no dia 27 de março. Já os dois semestres ficarão comprimidos entre os dias 17 de abril e 5 de agosto e 28 de agosto e 19 de dezembro.

De acordo com o decano de graduação da UnB, Murilo Camargo, a volta dos estudantes foi tranqüila. "Vamos comprimir três semestres em um ano para que o calendário fique regularizado no próximo ano", justificou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)