Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Universidades federais são destaque no Enem

Amanda Cieglinski , Agência Brasil - 29 de abril de 2009 - 07:31

Brasília - O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni) é a escola pública com o melhor resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008. O Coluni obteve nota 76,66 na prova e a terceira posição no ranking, deixando para trás muitas escolas particulares de renome no país. O resultado dos colégios de aplicação das universidade federais no Enem são os melhores entre as escolas públicas, ao lado dos colégios militares. Entre as cinco melhores escolas públicas do país, quatro são de universidades federais.

Para o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, o resultado é prova de que as escolas públicas “podem funcionar e prestar um grande serviço”. Ele acredita que a infra-estrutura e os professores dessas unidades são os principais motivos do sucesso.

“Uma escola pública de qualidade se faz com um bom projeto pedagógico, infra-estrutura e pessoas. Nós temos um norteamento no Coluni, temos laboratórios e locais adequados para que os estudantes possam de fato exercitar suas a atividades e pessoas, que é o mais importante. Você tem que ter um quadro funcional qualificado e em dedicação exclusiva”, avalia.

Segundo Costa, o Coluni tem uma proposta inclusiva e atende muitos alunos de baixa renda que precisam de “amparo”. O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Amaro Lins, diz que o bom resultado dos colégios de aplicação não é surpresa.

“O modelo une excelentes professores, excelentes alunos e um projeto pedagógico extremamente qualificado. O que precisamos é ampliar as possibilidades desses colégios como ambiente de formação. Nós esperamos que esse modelo possa ser replicado

SIGA-NOS NO Google News