Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/09/2008 18:03

Universidades de MS têm 4 e 3 em nova avaliação do MEC

Ângela Kempfer/Campo Grande News

Mato Grosso do Sul não teve nenhuma universidade com nota 5, a pontuação máxima do novo indicador de qualidade criado pelo MEC (Ministério da Educação). Nesta segunda-feira o ranking foi divulgado, com as sul-mato-grossenses com notas entre 4 e 3.

As melhores classificadas são as duas instituições federais do Estado. Em primeiro aparece a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), com 323 pontos e conceito 4. Depois surge a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com 316 pontos e também nota 4.

A pontuação máxima é 500, que é transformada em conceito 5.

Na seqüência, aparecem a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com 287 pontos; e as particulares UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), com 255 pontos; e Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal), com 241; todas com conceito 3.

Agora a avaliação é chamada IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição), divulgada pela primeira vez pelo Ministério nesta segunda-feira, em Brasília. A pontuação sintetiza a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Quem atinge nível superior a 2, tem o recredenciamento liberado sem nenhuma exigência, explica o MEC, já abaixo disso pode perder o direito de funcionar temporariamente.

Instituições estaduais não são obrigadas a fazer as avaliações, porque já passam pelo Inep, mesmo assim, a UEMS passou pelo teste, como voluntária.

Foram avaliadas 173 universidades em todo o País, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas.

Na ponta do lápis - No cálculo do indicador, são utilizados a média do CPC (Conceito Preliminar do Curso) e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

Para esta edição, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Enade no período de 2005 a 2007. Esse indicador de cursos considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006. (Com informações do UOL)



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)