Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Universidades brasileiras comemoram Dia da Física

ABr - 19 de maio de 2005 - 09:28

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 2005 como o Ano Mundial da Física para celebrar a memória de Einstein, que se firmou como a personalidade de maior destaque no desenvolvimento e popularização dos conceitos científicos modernos. Em 1905, o mundo foi surpreendido com uma de suas descobertas inacreditáveis, a Lei da Relatividade. Tinha ele 26 anos.

Com base em outra descoberta, o efeito fotoelétrico, a porta do shopping ou do elevador se abre ou fecha quando alguém se aproxima. Einstein iria se notabilizar ainda por pesquisas nas áreas de nanotecnologia, plasma, atômico-molecular, matéria condensada e outras.

No Brasil, as comemorações serão realizadas hoje (19). Na Universidade de Brasília, o Instituto de Física promove vários eventos, entre eles a apresentação do filme Cientistas Brasileiros: César Lattes e José Leite Lopes, de José Mariani, às 13h30 e às 19h30. No mesmo local, às 15 horas, o professor Ronald Cintra Shellard, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), faz palestra sobre Hess, Auger e Lattes.

Em Porto Alegre, a Pontifícia Universidade Católica promove as palestras Física sem Mistério: Atividades Experimentais, com Antônio Dias Nunes, e O Impacto da Física no Mundo Contemporâneo, com Delcio Basso. As atividades serão realizadas no auditório central da universidade, a partir das 17 horas.

SIGA-NOS NO Google News