Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Unicamp quer descobrir novos talentos da música popular brasileira

20 de setembro de 2010 - 10:01

Unicamp quer descobrir novos
talentos da música popular brasileira

Em parceria com a Track&Marketing, a Unicamp realiza o I Festival da Canção. As inscrições são gratuitas, já estão abertas para compositores universitários de todo o Brasil e vão até o dia 03 de outubro.

Estão abertas as inscrições para o I Festival da Canção da Unicamp, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro, O Festival pretende revelar novos talentos em âmbito nacional e promover o intercâmbio artístico-cultural com universidades de todo o país.

O regulamento e a ficha de inscrição encontram-se à disposição dos interessados no site www.festivaldacancaounicamp.com.br. O prazo para as inscrições, que são gratuitas, termina no dia 03 de outubro. \"Nos três dias de Festival haverá uma programação paralela que reunirá palestras e mesas redondas com a participação de grandes nomes da MPB. Estarão presentes o crítico e músico Zuza Homem de Mello, o cantor Jair Rodrigues, o maestro Julio Medáglia, o produtor e diretor musical Solano Lopes e o escritor e músico Luiz Tatit\", antecipa Silvia Track, da Track&Marrketing, organizadora do Festival.

Todos os eventos serão realizados nas dependências da Unicamp com entrada franca para o público. \"Nosso objetivo é aprimorar e desenvolver a cultura musical no meio universitário, além, é claro, de revelar novos talentos. Abrimos a participação para os estudantes universitários de todo o Brasil, pois é muito importante, para todos, esse intercâmbio artístico-cultural como forma de incentivar as instituições a promoverem projetos semelhantes\", explica o coordenador do Festival pelo Instituto de Artes da Universidade, Esdras Rodrigues Silva.

Inscrições
Cada participante poderá inscrever até três músicas inéditas e originais de sua própria autoria. Todas elas serão avaliadas por uma equipe de triagem indicada pela Comissão Organizadora do Festival sob a coordenação do Professor Esdras Rodrigues, do Departamento de Música da Unicamp. A seleção levará em conta a originalidade, a compatibilização entre melodia e letra e o arranjo. Os intérpretes também serão avaliados nos quesitos afinação, gesto interpretativo e performance.

Do total de canções inscritas serão selecionadas 24, que concorrerão nas eliminatórias realizadas nos dias 13 e 14 de outubro. A grande final será no dia 15, a partir das 19h30, no espaço montado ao lado do ginásio Multidisciplinar da Unicamp, com apresentação das 10 músicas classificadas. Os compositores das cinco canções vencedoras e o melhor intérprete receberão como prêmio a gravação de um DVD com reprodução de 3 mil cópias que incluirão imagens dos melhores momentos do Festival.



Programação - I Festival da Canção da Unicamp
Dia 13

10h às 12h - Palestra Júlio Medáglia
12h - Almoço
14h - Bate papo com Jair Rodrigues (Centro de Convenções)
19h - Apresentação de 12 músicas classificadas

Dia 14
10hàs 12h - Palestra Zuza Homem de Mello

12h - Almoço e concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp
14h - Mesa redonda com a participação do professor Marcos Napolitano (Centro de Convenções)
19h - Apresentação das outras 12 músicas classificadas
Dia 15
10h - Palestra de encerramento com a participação de Solano Ribeiro (Centro de Convenções)
12h - Almoço com intervenção musical no Campus
14h - Mesa redonda com a participação de Regina Machado, professora de Canto Popular
Palestra \"Modos de Análise da Canção\", com Luiz Tatit (Centro de Convenções)
19h - Apresentação das 10 músicas classificadas
21h - Show de Mateus Sartori com a participação especial de Danilo Caymmi.



Assessoria de Imprensa
Ateliê da Notícia
Jornalista responsável: Vera Longuini

SIGA-NOS NO Google News