Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

União preocupada com chegada da gripe do frango ao País

Humberto Marques / Campo Grande News - 16 de outubro de 2005 - 08:30

O governo federal já prepara uma série de ações preventivas contra a possível entrada da influenza aviária (a gripe do frango) em território nacional. Em nota divulgada hoje, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República disse que o grupo técnido da biodefesa estará encarregado de elaborar medidas de defesa contra o vírus H5N1 – causador da doença. O GT se reuniu na última quinta-feira, para “estudar, avaliar, articular ações e propor medidas preventivas quanto a possíveis ameaças de doenças que possam pôr em risco a segurança da sociedade”. O trabalho será realizado com base no Plano de Contingência para a Pandemia de Influenza, que está sendo elaborado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Radiobrás, a intenção com o plano é “estabelecer ações de prevenção, preparo e resposta rápida para a defesa animal e humana”. Produção de vacinas e compra de insumos para a fabricação de remédios estão entre as principais ações previstas no combate à gripe do frango. “Nós vamos fazer tudo que for possível, comprar todas as vacinas que for preciso comprar, fabricar aquelas que nós soubermos fabricar, para que a gente possa proteger os nossos aviários e que a gente continue exportando os frangos”, disse hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem a Salamanca (Espanha).

O presidente demonstrou mais preocupação com a influenza aviária do que com o foco de aftosa descoberto no sul de Mato Grosso do Sul. “O que me preocupa agora não é nem mais a febre aftosa, sobre a qual já temos experiência. O que me preocupa agora é a febre (gripe) aviária, porque essa parecia que não ia chegar no Brasil e agora já há sinais de que está na Colômbia, então precisamos tomar muito cuidado”, afirmou Lula – que ainda terá de aprovar o plano do GSI.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a contaminação de aves pelo vírus H5N1 é preocupante, por aumentar a possibilidade da ocorrência de casos em seres humanos. Mas o órgão destaca que todas as provas existentes até agora indicam que o vírus não é transmitido facilmente das aves para o ser humano.

SIGA-NOS NO Google News