Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/01/2004 08:24

União estável poderá ter separação de bens

Agência Câmara

O regime de comunhão parcial de bens poderá ser substituído pela separação de bens na união estável. É o que estabelece o Projeto de Lei 1839/03, do deputado Luciano Castro (PL-RR), que tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Redação. A proposta altera o artigo do Código Civil (Lei 10406/02) que trata das relações patrimoniais na união estável.
No regime de separação, os bens podem ser registrados em nome de um, de outro ou de ambos os companheiros, sendo os imóveis de propriedade daquele cujo nome constar do registro.
De acordo com o projeto, nas uniões estáveis já em curso será aplicado o regime da comunhão parcial de bens. Mas os companheiros poderão optar, no prazo de um ano a contar da vigência da lei, mediante contrato escrito, pela separação de bens.
"Nada mais justo e prático do que a permanência dos bens em nome de quem estão registrados, evitando-se eternas batalhas judiciais acerca da divisão do patrimônio”, afirma o autor do PL. “Fica resguardada a possibilidade de os companheiros formarem patrimônio comum, caso queiram registrar os bens em nome de ambos os conviventes".

O deputado Ricardo Fiuza (PP-PE) é o relator da matéria na CCJR. Se aprovada, como tramita em regime conclusivo, segue diretamente para o Senado, exceto em caso de recurso de deputado para sua apreciação pelo Plenário da Câmara.



Reportagem – Daniel Cruz
Edição - Rejane Oliveira

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)