Cassilândia, Segunda-feira, 08 de Março de 2021

Últimas Notícias

16/12/2020 13:20

UNESCO decidirá se Tereré será Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Candidatura foi realizada pelo Paraguai e poderá ser aceita nesta quinta-feira (17)

Midiamax
UNESCO decidirá se Tereré será Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Entre 14 a 19 de dezembro, as sessões do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO são realizadas online. Durante a reunião de quinta-feira (17) será votado a candidatura das “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana”. Bebida ancestral do Guarani e que também ganhou o Brasil pelas fronteiras com MS e SP, a proposta foi apresentada pelo Paraguai para entrar na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) da humanidade.

Se o pedido for aceito, este será o primeiro patrimônio imaterial que o Paraguai consegue incluir na mencionada lista. Por meio da Resolução nº 219/2019, a Secretaria Nacional da Cultura (SNC) do Paraguai, declarou o Patrimônio Cultural Imaterial Nacional dos Saberes e Práticas Tradicionais Tereré, na Cultura Pohã Ñana.

Em março de 2019, a Comissão de Salvaguarda do PCI, chefiada pelo SNC, reuniu-se sob a presidência do Ministro Rubén Capdevila e aprovou a promoção da candidatura perante a Unesco, dando início ao processo de imediato, com o apoio de todos os setores envolvidos.

Assim como no Brasil, no Paraguai, a prática de consumir tereré, que em circunstâncias normais se faz em grupos, representa um ato de confiança e promove a inclusão, a equidade social e a diversidade cultural, sem distinção de crenças religiosas, classes sociais, idade ou sexo.

A indicação inclui não só a cultura de consumo, mas também enfatiza as pessoas que estão envolvidas na produção, comercialização, consumo e transmissão dessa tradição, de geração em geração.

Mas por que o tereré?
A principal característica deste elemento é que reúne todo o tipo de pessoas para partilhar. Assim, inscrevê-lo na Lista Representativa destacaria os valores associados à solidariedade, empatia e harmonia, praticando a prática, que está em constante inovação e, através do contato com outras culturas, vem ganhando corpo, motivando a criatividade humana e a diversidade cultural, em nível internacional.

O texto da candidatura indica também que o Estado paraguaio adotou uma abordagem participativa, com o objetivo de completar o processo de candidatura, realizando workshops e consultorias com diferentes setores, garantindo um processo inclusivo ao longo da preparação da candidatura e salvaguardando-a do elemento, incluindo a participação da comunidade no processo de candidatura em diversas formas, como entrevistas, que foram realizadas nos campos de trabalho, bem como uma investigação sobre o tereré, com foco em ser uma bebida tradicional no Paraguai.

 

O objetivo da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é reunir expressões que ilustram a diversidade do patrimônio imaterial e contribuem para uma maior consciência de sua importância, além de ser considerada equivalente à Lista do Patrimônio Mundial.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 08 de Março de 2021
Domingo, 07 de Março de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)