Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/04/2014 19:15

UnB faz primeiro vestibular com 5% das vagas para cotas raciais

Agência Brasil

A Universidade de Brasília (UnB) abriu esta semana as inscrições para o vestibular do segundo semestre deste ano. Essa é a primeira edição, após a alteração nas cotas raciais da instituição, decidida no início do mês. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 7 e 8 de junho.

A seleção oferece 4.212 vagas em 97 cursos, distribuídos nos quatro campi da instituição. Do total, 2.903 oportunidades são destinadas ao sistema universal, 237 ao sistema de cotas para negros e 1.072 para o sistema de cotas para escolas públicas.

A UnB foi criada dois anos após a capital e em 2014 completou 52 anos. Tem no currículo o fato de ter sido idealizada por Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, político e um dos grandes educadores brasileiros. A universidade foi pioneira na política de cotas raciais, instituída em 2003. Atualmente, dos 35.785 alunos da universidade, 3.401 ingressaram pela política de cotas raciais.

Recentemente, a reserva de 20% das vagas para estudantes negros foi reduzida a 5% e conciliada com as cotas para os estudantes de escolas públicas. A instituição decidiu que a porcentagem será aplicada neste vestibular e que, em nova reunião, será votada a duração dessa decisão.

Os interessados em concorrer a uma vaga de graduação podem acessar o site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) para mais informações. As inscrições devem ser feitas online. As taxas cobradas são R$ 120 para candidatos e R$ 90 para treineiros - estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas querem testar os conhecimentos. O resultado dos treineiros não poderá ser usado para ingressar na universidade.

O vestibular será realizado presencialmente em Brasília, Brazlândia, na Ceilândia, no Gama, em Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, todas no Distrito Federal; nas cidades goianas de Formosa, Goiânia e Valparaíso, além de Uberlândia, em Minas Gerais. As provas começarão às 13h e terão cinco horas de duração.

O vestibular é a única forma de ingresso na universidade no meio do ano. As vagas do início do ano são divididas entre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o Programa de Avaliação Seriada (PAS), cujas provas são feitas por estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. O Enem ainda não tem data confirmada, mas pode ser realizado nos dias 8 e 9 de novembro. As cotas valem para todas as formas de ingresso.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)