Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

26/04/2014 19:15

UnB faz primeiro vestibular com 5% das vagas para cotas raciais

Agência Brasil

A Universidade de Brasília (UnB) abriu esta semana as inscrições para o vestibular do segundo semestre deste ano. Essa é a primeira edição, após a alteração nas cotas raciais da instituição, decidida no início do mês. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 7 e 8 de junho.

A seleção oferece 4.212 vagas em 97 cursos, distribuídos nos quatro campi da instituição. Do total, 2.903 oportunidades são destinadas ao sistema universal, 237 ao sistema de cotas para negros e 1.072 para o sistema de cotas para escolas públicas.

A UnB foi criada dois anos após a capital e em 2014 completou 52 anos. Tem no currículo o fato de ter sido idealizada por Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, político e um dos grandes educadores brasileiros. A universidade foi pioneira na política de cotas raciais, instituída em 2003. Atualmente, dos 35.785 alunos da universidade, 3.401 ingressaram pela política de cotas raciais.

Recentemente, a reserva de 20% das vagas para estudantes negros foi reduzida a 5% e conciliada com as cotas para os estudantes de escolas públicas. A instituição decidiu que a porcentagem será aplicada neste vestibular e que, em nova reunião, será votada a duração dessa decisão.

Os interessados em concorrer a uma vaga de graduação podem acessar o site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) para mais informações. As inscrições devem ser feitas online. As taxas cobradas são R$ 120 para candidatos e R$ 90 para treineiros - estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas querem testar os conhecimentos. O resultado dos treineiros não poderá ser usado para ingressar na universidade.

O vestibular será realizado presencialmente em Brasília, Brazlândia, na Ceilândia, no Gama, em Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, todas no Distrito Federal; nas cidades goianas de Formosa, Goiânia e Valparaíso, além de Uberlândia, em Minas Gerais. As provas começarão às 13h e terão cinco horas de duração.

O vestibular é a única forma de ingresso na universidade no meio do ano. As vagas do início do ano são divididas entre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o Programa de Avaliação Seriada (PAS), cujas provas são feitas por estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. O Enem ainda não tem data confirmada, mas pode ser realizado nos dias 8 e 9 de novembro. As cotas valem para todas as formas de ingresso.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)