Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Umidade do ar continua baixa em 11 Estados e no DF

03 de setembro de 2007 - 15:26

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de baixa umidade do ar às defesas civis dos Estados da Bahia, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Rondônia e Distrito Federal.

Nesta segunda (03/09) e terça-feira (04/09), a massa de ar seco que está sobre o Brasil central manterá o tempo seco. Durante esse período, alerta-se que a umidade relativa do ar ficará em torno de 20% no oeste da Bahia; no sul do Piauí; no sul do maranhão; no oeste e noroeste do Estado de São Paulo; no oeste e noroeste de Minas Gerais; no sul do Pará; no sul de Rondônia e no Distrito Federal. Nos Estados do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e na região oeste de Goiás, a umidade relativa do ar poderá atingir 15%.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. É recomendável a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação. Alerta-se, ainda, que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Por isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os onze Estados e para o Distrito Federal são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).


Ms Notícias

SIGA-NOS NO Google News