Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/08/2005 10:14

Umidade do ar cai a 19% e coloca Estado em alerta

Inara Silva e Malu Prado/Campo Grande News

O ar seco predomina em Mato Grosso do Sul e contribui para impedir a formação de nuvens de chuva. O sol aparece com força em todo o Estado e há condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar. A previsão é que a mínima repita os 19% em Mato Grosso do Sul registrados ontem, o que coloca as autoridades de saúde em estado de alerta. Segundo o meteorologista Natalio Abraão, Centro de Monitoramento do Tempo e Clima, a mínima pode ser ainda menor, em função da inversão térmica, quando as temperaturas aumentam com altitude e impedem a liberação de calor, o que provoca calor maior principalmente à tarde.
A previsão do tempo para hoje é que a temperatura máxima atinja os 33ºC em Campo Grande e a mínima 18°C. Para a região Sul, a previsão é que varie entre 15 e 29ºC, na região Oeste deve ficar entre 24 e 34ºC e no norte entre 23ºC e máxima de 34ºC. Conforme Natálio Abraão, de Campo Grande até Corumbá há a formação de uma névoa seca e pode acontecer a redução na visibilidade. Em Corumbá, por exemplo, a visibilidade está em 5 mil metros e pode ser relacionada a focos de queimadas que colocam resíduos suspensos na atmosfera.
Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima apontam que a baixa umidade do ar tem sido decisiva para o aumento de focos de queimadas. Abraão disse que o céu fica claro durante manhã e poucas nuvens no período vespertino. Para esta semana não há previsão de chuvas até dia 5 de agosto.
O meteorologista explicou que a condição ideal é a temperatura de 24ºC e umidade relativa do ar em 65%.
Saúde - O nível é o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e quando estes valores se afastam do ideal ocorrem desconfortos fisiológicos, como complicações respiratórias por causa do ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.
Os reflexos da baixa umidade do ar podem ser notados nos postos de saúde. No Centro de Saúde do bairro Tiradentes, por exemplo, a terça-feira começou com muita gente em busca de atendimento. Este é o caso dos gêmeos João Vitor e João Augusto, de 11 meses. Em função do tempo seco, a mãe, Eliane Silva Neves, comprou um aparelho de inalação, mas mesmo assim foi preciso levar as crianças no posto. Ela disse que os meninos estão com muita secreção no peito. O pedreiro Ramão Santos Duarte e a esposa Juveni dos Santos têm passado pelo mesmo problema com o filho Kenneyd, de 6 meses. Desde a segunda quinzena de julho está é a quarta vez que eles retornam ao posto. A mãe disse que o tempo seco tem sido terrível para o filho que está com tosse e com “chiadeira no peito”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)