Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Últimas Notícias

02/08/2005 10:14

Umidade do ar cai a 19% e coloca Estado em alerta

Inara Silva e Malu Prado/Campo Grande News

O ar seco predomina em Mato Grosso do Sul e contribui para impedir a formação de nuvens de chuva. O sol aparece com força em todo o Estado e há condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar. A previsão é que a mínima repita os 19% em Mato Grosso do Sul registrados ontem, o que coloca as autoridades de saúde em estado de alerta. Segundo o meteorologista Natalio Abraão, Centro de Monitoramento do Tempo e Clima, a mínima pode ser ainda menor, em função da inversão térmica, quando as temperaturas aumentam com altitude e impedem a liberação de calor, o que provoca calor maior principalmente à tarde.
A previsão do tempo para hoje é que a temperatura máxima atinja os 33ºC em Campo Grande e a mínima 18°C. Para a região Sul, a previsão é que varie entre 15 e 29ºC, na região Oeste deve ficar entre 24 e 34ºC e no norte entre 23ºC e máxima de 34ºC. Conforme Natálio Abraão, de Campo Grande até Corumbá há a formação de uma névoa seca e pode acontecer a redução na visibilidade. Em Corumbá, por exemplo, a visibilidade está em 5 mil metros e pode ser relacionada a focos de queimadas que colocam resíduos suspensos na atmosfera.
Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima apontam que a baixa umidade do ar tem sido decisiva para o aumento de focos de queimadas. Abraão disse que o céu fica claro durante manhã e poucas nuvens no período vespertino. Para esta semana não há previsão de chuvas até dia 5 de agosto.
O meteorologista explicou que a condição ideal é a temperatura de 24ºC e umidade relativa do ar em 65%.
Saúde - O nível é o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e quando estes valores se afastam do ideal ocorrem desconfortos fisiológicos, como complicações respiratórias por causa do ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.
Os reflexos da baixa umidade do ar podem ser notados nos postos de saúde. No Centro de Saúde do bairro Tiradentes, por exemplo, a terça-feira começou com muita gente em busca de atendimento. Este é o caso dos gêmeos João Vitor e João Augusto, de 11 meses. Em função do tempo seco, a mãe, Eliane Silva Neves, comprou um aparelho de inalação, mas mesmo assim foi preciso levar as crianças no posto. Ela disse que os meninos estão com muita secreção no peito. O pedreiro Ramão Santos Duarte e a esposa Juveni dos Santos têm passado pelo mesmo problema com o filho Kenneyd, de 6 meses. Desde a segunda quinzena de julho está é a quarta vez que eles retornam ao posto. A mãe disse que o tempo seco tem sido terrível para o filho que está com tosse e com “chiadeira no peito”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 22 de Junho de 2017
10:00
Receita do Dia
Quarta, 21 de Junho de 2017
09:40
O questionamento é da defesa do Governador de MS
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)