Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/07/2008 15:28

Umidade abaixo de 15% no MS requer atenção aos olhos‏

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos/Inpe, a umidade relativa do ar se manterá abaixo de 15% em algumas regiões do país nesta semana. As situações mais críticas estão localizadas no Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

São Paulo, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Bahia também mostram áreas de umidade abaixo de 20%, impondo, inclusive, estado de atenção à população, conforme indicativo do Centro de Estudos.

Os baixos índices de umidade do ar mostram efeitos diretos sobre o organismo e os olhos estão entre as partes do corpo mais afetadas e que precisam de atenção e tratamento diante de reações diferentes.

Um dos casos mais freqüentes, nos consultórios oftalmológicos, nesta época do ano é a Síndrome do Olho Seco. Caracterizada por ardência, vermelhidão, embaçamento da visão, coceira, lacrimejamento excessivo, sensação de areia nos olhos e até intolerância às lentes de contato, a Síndrome do Olho Seco é a falta de lubrificação adequada, segundo a especialista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Maria Lúcia Rios. Ela alerta que pacientes de doenças reumáticas como artrite reumatóide, lupus e Síndrome de Sjogreen estão relacionados aos casos de olho seco mais severos e podem ter desconfortos maiores diante das condições climáticas atuais.

A médica orienta o uso de óculos diariamente, pois atuam como uma barreira à evaporação da lágrima; menor permanência em frente ao computador e à televisão; menor exposição a ambientes com ar condicionado.

Evitar exposição demasiada dos olhos ao vento; não permanecer por horas continuadas em leitura, também são medidas importantes, além de ficar atento às reações de medicamentos, especialmente antidepressivos, anti-histamínicos, anti-hipertensivos, ansiolíticos e anitacneicos.

As conjuntivites alérgicas também se manifestam com maior intensidade diante da baixa umidade, ocasionando coceira, inchaço e vermelhidão nos olhos, muitas vezes em conseqüência, da poeira e do pólen.

Quanto às conjuntivites alérgicas, o oftalmologista do HOB, Victor Saques Neto, destaca que, diferente das virais, não são contagiosas, e não exigem isolamento de suas vítimas. As conjuntivites alérgicas decorrem de uma desordem imunológica que desencadeia o processo inflamatório da conjuntiva a partir da ação de um alergeno que pode ser um ácaro oriundo de livros empoeirados.

Os alergenos também encontram-se em fontes aparentemente inofensivas como o pólen das flores que no período de seca permanece no ar por mais tempo. Entre os casos mais freqüentes de conjuntivite alérgica em Brasília, por exemplo, está a chamada ceratoconjuntivite primaveril.

Ocorre quando o tempo está seco e quente, é simultânea nos dois olhos e tem nas crianças um alvo muito evidente.





Jorge Franco com informações da assessoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)