Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/08/2015 11:00

Uma taça de vinho é o suficiente para combater o câncer

Saúde Plena

 

Nem mais nem menos: para a medicina, melhor a dose certa. Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine determina qual é essa quantidade em se tratando do resveratrol, substância presente no vinho tinto e no suco integral de uva com possíveis efeitos anticancerígenos. Não precisa de muito para obter o melhor do composto. Apenas 250ml, o equivalente a uma taça, segundo os pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido.

Estudos anteriores apostaram que doses elevadas de resveratrol purificado teriam potencial para prevenir o câncer. Eles, no entanto, não encontraram correlações positivas. Segundo Karen Brown, principal autora da nova pesquisa, esta é a primeira vez que os efeitos de uma dose diária inferior é comparada a uma quantidade 200 vezes superior.

Experimentos envolvendo ratos com câncer de intestino mostraram que aqueles que receberam a dose menor tiveram redução de 50% no tamanho do tumor, especialmente os animais alimentados com uma dieta rica em gordura. A dose maior, por outro lado, proporcionou uma regressão de 25% das estruturas doentes.

“Nesse sentido, menos é mais”, comenta Igor Morbeck, médico do Centro de Oncologia Hospital Sírio-Libanês – Unidade Brasília. Doses diferentes de resveratrol também foram aplicadas em amostras de tumores humanos de câncer de intestino. Nesse caso, quantidades ainda mais baixas conseguiram entrar nas células cancerosas e retardar o crescimento do tumor.

Fortes indícios
O resveratrol é encontrado na casca da uva vermelha. Ainda que estudos de laboratório sugiram que ele tem propriedades anticancerígenas, testes com humanos são inconclusivos. Igor Morbeck, também professor da Universidade Católica de Brasília, conta que o composto foi estudado pela primeira vez em 1940. Porém, somente na década de 1990, o assunto ganhou notoriedade. Apesar disso, há indícios fortes dos benefícios, especialmente nas populações mediterrâneas, grandes consumidoras de vinho.

“O estudo é interessante, um dos milhares que existem hoje. Não muda ainda a vida de ninguém, até porque não sabemos qual é a dose ideal, o que nos impede de criar remédios com o composto isolado. Mas, às vezes, e dependendo do paciente, recomendo o consumo moderado de vinho tinto, além de frutas e verdura. A uva tannat do Uruguai talvez seja a mais rica do mundo nessa substância”, acrescenta o médico brasileiro.

Ele frisa, contudo, que, embora os indícios apontem para os benefícios, a recomendação é não consumir a bebida alcoólica indiscriminadamente. Até porque o excesso abre porta para o aparecimento de cânceres. “O segredo é uma dieta equilibrada com nutrientes protetores de maneira geral. Não se recomenda dieta com altas doses de vitamina para substituir as refeições. O melhor remédio mesmo está na natureza”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)