Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Uma reflexão sobre o sucesso

Eduardo Shinyashiki* - 10 de setembro de 2014 - 16:13

Muito se fala sobre sucesso. Nos dias de hoje essa palavra é tão presente na nossa vida que tive vontade de fazer uma reflexão sobre o que é o sucesso efetivamente, o que ele significa e se e possível defini-lo. Se de um lado todos nós queremos ter sucesso na nossa vida, do outro lado nem sempre sabemos o que para nós significa sucesso.

Ter sucesso não significa ser sempre melhor do que alguém ou o melhor na realização de algo. Se vivermos nos comparando ou dando ouvindo às comparações, certamente estaremos presos a sentimentos que nos desequilibram, como inferioridade e medo, que acabam gerando insatisfação e frustração. Não significa ainda buscar um objetivo estereotipado ou definido por outras pessoas, sem sentido nenhum para nós.

O sucesso definido como satisfação própria e realização pessoal vem do fortalecimento da autoestima e autoconfiança, do reconhecer e utilizar os próprios talentos e capacidades e aprimorar as potencialidades para poder cada vez mais amar quem somos e o que fazemos, crescendo e melhorando sempre.

A pessoa que se desenvolve e que se preocupa constantemente em melhorar colhe muitos frutos como reconhecimento, admiração, respeito e, também, ascensão em termos financeiros. Ter sucesso significa então prosperar e melhorar a qualidade de vida, além de realizar os objetivos estabelecidos e se sentir satisfeito com os resultados. O sucesso é um processo de evolução.

O importante é entendermos que não existe uma fórmula secreta para o sucesso e que, a referência de sucesso para você, pode ser totalmente diferente do que é para o colega ao lado.

O sucesso é a progressiva realização do próprio objetivo, não só no instante em que o atingimos, mas também no caminho em direção à ele. Para isso podemos destacar algumas atitudes importantes:

Seja você mesmo, não precisa ser outra pessoa para ser feliz e satisfeito com a própria vida;
Cuide da sua atitude mental, foque seus pensamentos em direção ao positivo;
Lembre-se do poder e da força de ter objetivos definidos e claros;
Crie ações para realizar seus objetivos, organize seus recursos e o seu tempo.

O que leva até o sucesso é a autodeterminação. A capacidade do ser humano em ter consciência dos seus valores e desejos, conhecer os próprios pontos fortes e fracos e assumir a responsabilidade pelas próprias ações, fortalecem a sensação de segurança para conquistar os resultados almejados, alcançando, assim, um estado de equilíbrio, de satisfação e realização que podemos então chamar de sucesso.

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.

SIGA-NOS NO Google News