Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Um guia para dores de estomago e problemas na barriguinha

Pampers - 24 de outubro de 2015 - 09:00

Uma dor de estomago pode causar aflição para todos da casa, mas esse guia pode te ajudar a identificar e tratar os problemas de estomago mais comuns.

Ainda que dores de estomago sejam comuns em crianças - representam 5 a 10 porcento das consultas médicas ou atendimentos nos prontos socorros - raramente se tornam um problema sério.

Na maior parte do tempo, dores de estomago são causadas por infecções virais e desaparecem em alguns dias. Um estudo da Universidade de indicana mostra que aperas uma ou duas a cadas 100 crianças tiveram problemas graves o suficientes para necessitarem de uma cirurgia.

Sinais de atenção

Ainda assim, existem alguns sinais que você deve pedir que seu médico te ajude a entender. Por mais estranho que pareça, a intensidade da dor não é necessariamente a questão mais importante.

Gases podem causar dores terríveis, gritos inconsoláveis, uma criança que se contorce no chão sem produzir febre, vomito e pode ser amenizada com um relaxante banho quente.

Padrões de dor crescente por diversas horas, que fazem a criança se esticar, tocar a barriga ou se contorcer são sinais mais comuns de problemas sérios. Outros sinais preocupantes são:

• Dor abdominal associada a febre alta
• Vomito, especialmente se marrom, verde, amarelo ou com presença de sangue
• Adomem distendido ( tenso e inchado, mais elevado que o normal para um bebê)
• Dores ao urinar
• Sangue, pus ou uma urina de cor marrom escuro
• Sangue ou pus no troninho

Você deve avisar o médico desses sintomas imediatamente.

Dores recorrentes, especialmente se acordam a criança a noite causando perda de peso, podem sinalizar uma inflamação crônica ou infecção no intestino.

Queixas repetidas que ocorrem próximos a situações estressantes (como mudança de escola ou creche, ou véspera de um viagem) e não são acompanhadas de outros sintomas são formas de expressar tensão. Isso é mais comum de um situação estressante - não de um problema físico.

Sensibilidade a alimentos, especialmente intolerância a lactose, pode causar cólicas e gases. Verifique seu histórico familiar, pois problemas digestivos são muitas vezes hereditários.

Se você suspeita que é esse o problema, elimine o leite e derivados ( ou qualquer alimento que você pensa ser responsável) por uma semana. Se o sintoma desaparecer, reintroduza o alimento. Se o sintoma retornar quando o leite for introduzido, converse com seu médico sobre ajustar a dieta do seu filho para eliminar o leite mas manter cálcio suficiente.

Adoçantes artificiais presentes nos chicletes sem açucar e refrigerantes podem causar diarréia, gases e cólicas. Muito suco de maça ou bebidas cafeinadas como as de sabor cola podem causar cólicas e desconforto.

Dores de barriga incomuns

Mesmo que na maioria das dores abdominais são causadas por infecções virais suaves (que você conhece como gastroenterites ou gripe estomacal), você ficaria surpreso ao saber que a faringite pode ocorrer não com dor de garganta mas com febre e dor de barriga. Na verdade, muitas vezes fui chamado ao hospital para avaliar uma criança com apendicite e ao invés disso fiz um diagnóstico de faringite.

Infecções urinárias e pneumonia também causam dor abdominal em alguns casos. Pediatras verificam amostras de urina e raios X do peito se não estiverem convencidos que a dor de barriga é não barriga. Fique alerta para outras queixas que vem de outras áreas mesmo que a preocupação seja a barriga.

Confie nos seus instintos

Se tiver a impressão que seu filho está realmente doente, avise seu médico - mesmo quen não seja nada específico você pode dar uma olhada. Uma avó na minha clínica salvou a vida de sua neta que estava vomitando. Ela não tinha nenhum outro sintoma de doença, mas a avó teve a impressão de que ela não estava com uma "cara boa". Por fim sua neta tinha um torcido - algo potencialmente perigoso e evidentemente difícil de diagnoticar.

SIGA-NOS NO Google News