Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Um futuro no lixo?

Rosildo Barcellos - 31 de março de 2014 - 07:30

A cultura da reciclagem do alumínio no Brasil já alcança patamares satisfatórios e conta com uma estrutura considerável. Entretanto o poliestireno expandido ainda não gera interesse em sua coleta em função de suas dimensões, sempre amplas,tanto quanto por sua leveza. Para termos uma idéia mais precisa as pérolas de isopor expandidas apresentam até 97% de ar e apenas 3% de plástico.Esta situação poderia começar a mudar se a Política Nacional de Resíduos Sólidos fosse realmente colocada em prática e como preconiza a lei: fosse possível a extinção dos “lixões” até agosto de 2014.

Destarte, há uma imperiosa necessidade de se estruturar em todas as cidades um plano de gestão de resíduos sólidos para que se possa vislumbrar uma sequência mais efetiva de destinação dos materiais recicláveis.O processo de reciclagem do isopor, por exemplo é aparentemente simples: primeiro é feita a coleta do material enviado as cooperativas de reciclagem para posterior início de processo de trituração em máquinas de compactação aonde se retira o ar do produto que representa a maioria esmagadora de seu volume.Já com o volume reduzido é encaminhado para as fábricas de processamento aonde a massa é compactada e moída passando depois por um filtro aonde ela os transforma em fios finos e picotados (pellets). Ao final os grãos são derretidos e transformados em novos produtos, atualmente com foco na sustentabilidade, direcionando os produtos para a construção civil, arquitetura e decoração de ambientes onde a madeira cede espaço para o “plástico reciclado”.

Um terço da produção brasileira de isopor vem de Joinville, Santa Catarina aonde se produz 18 mil toneladas por ano, mas se recicla apenas 5 mil, aonde foram aproveitadas idéias da Coréia do Sul, país que está avançando muito na área do poliestireno expandido reciclado. Este mês comemoramos os 25 anos que Tim Berners-Lee fez circular a sua proposta de gestão de informação...a world wide web, que possibilitou o uso efetivo da internet, mas em 1907 Leo Baekeland já havia revolucionado com a bakelite. Não obstante, das sete famílias de plástico o polietileno tereftalado (PET) tem evoluído no mercado de reciclados, em função da grande oferta, afinal foram produzidas 505 mil toneladas no ano passado. Mas tenho certeza que o nosso futuro está muito mais ligado com o que faremos de nossos resíduos do que com qualquer outro tipo de... (re) evolução.

SIGA-NOS NO Google News