Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Um em cada três trabalhadores está fora da Previdência

Yara Aquino - Agência Brasil - 02 de junho de 2007 - 10:07

Cerca de 36% da população que trabalha, com 16 a 59 anos, está fora do regime de previdência social, mostra pesquisa divulgada hoje (1º) pelo Ministério da Previdência. Esses 28,8 milhões de brasileiros têm, em sua maioria, entre 30 e 40 anos. Recebem de um a dois salários mínimos e trabalham no setor de serviços, comércio ou trabalho doméstico. Não têm nenhuma garantia de ter alguma renda quando não tiverem mais idade trabalhar.

Incluí-los é o desafio para os próximos anos, segundo o secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer. Do total citado, cerca de 12 milhões sequer tem rendimento suficiente para contribuir com a previdência, pois têm renda abaixo de um salário mínimo. A alternativa para que no futuro essas pessoas alcancem um patamar que permita a contribuição, segundo Schwarzer é que “sejam alvo de políticas de geração de emprego e renda e de políticas de fortalecimento do mercado de trabalho”.

Dados da pesquisa mostram que os empregadores têm índice maior de informalidade do que os empregados. Enquanto 61% dos empregadores contribuem com a previdência, entre os empregados esse percentual é de 69,9%. Das pessoas que trabalham por conta-própria, apenas 15,8% contribuem.

A análise por por região mostra que Santa Catarina é o estado com maior número de pessoas que recebem algum benefício da previdência, 76,7%. Na outra ponta está o Pará com apenas 45,6%.

A pesquisa do ministério usa dados de última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que é de 2005.

SIGA-NOS NO Google News