Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/01/2010 07:00

Um dos homens mais ricos do Chile chega ao poder depois de várias tentativas

Renata Giraldi, Agência Brasil

Santiago (Chile) - Depois de quatro tentativas e três derrotas, o empresário Sebastián Miguel Piñeira, da coligação Alianza (de centro-direita), conseguiu ontem (17) vencer as eleições no Chile e chegar à Presidência da República. É a primeira vitória da direita, depois de duas décadas da esquerda no poder. Ele venceu por pouco mais de 2% o candidato governista e ex-presidente Eduardo Frei Ruiz (Concertación).

Piñeira venceu com 51,8% contra 48,1% de Frei. Antes, em 2005, o presidente eleito do Chile havia sido derrotado pela presidente Michelle Bachelet, da coligação Concertación, (de centro-esquerda). No entanto, nestas eleições, ele liderou as votações desde o primeiro turno.

Com o discurso de renovação e mudança, o empresário conquistou os votos dos mais favorecidos e também de insatisfeitos com 20 anos da esquerda no governo. Em um primeiro momento, Piñeira atraía os votos dos mais ricos do Chile, mas ganhou a simpatia popular ao defender a criação de 1 milhão de empregos.

De acordo com a Revista Forbes, Piñeira teria patrimônio de mais de US$ 1 bilhão. Ele é apontado como um dos homens mais ricos do Chile. É sócio majoritário da empresa aérea internacional Lan Chile, dono da rede de televisão Chile Visión e do time de futebol Colo Colo.

Apesar de se apresentar como um conservador sem ligações com os militares, conta com o apoio da maioria deles, embora tenha feito campanha contra o prolongamento do mandato do ex-presidente Augusto Pinochet, em 1989. Para Piñeira, não deve haver punição para os colaboradores do regime militar.

No começo deste mês, Piñeira passou por um constrangimento. Ao participar da inauguração do Museu da Memória e dos Direitos Humanos – em homenagem às vítimas da ditadura chilena (1973-1990), ele foi pressionado por alguns dos presentes a se retirar do local.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)