Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Últimas semanas do inverno em MS serão marcadas por frio e geada

Correio do Estado - 11 de agosto de 2016 - 08:30

A rápida chuva e a leve queda de temperatura desta semana em Mato Grosso do Sul foram apenas ensaios para o que deve ocorrer nas últimas semanas do inverno, estação que se encerra no dia 22 de setembro: a previsão é de frio intenso, com possibilidade de geada em algumas regiões, e pancadas de chuva a partir da última semana de agosto. Nos próximos dias, no entanto, os sul-mato-grossenses ainda enfrentarão temperaturas elevadas e tempo relativamente seco. Há previsão de chuvas, mas esparsas.

A estação de inverno na região Centro-Oeste tem características de períodos de estiagem, com chuvas causadas principalmente por frentes frias. Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para as próximas semanas é de raras pancadas de chuva, uma vez que a frente fria que trouxe as nuvens já passou pelo Estado.

“A umidade relativa do ar também entra em declínio, mas não chega a cair abaixo dos 30%, ou seja, não vai ser necessário emitir alerta”, explicou o meteorologista de plantão do Inmet, Franco Villela.

Hoje, a temperatura mínima no Estado é de 5ºC (em municípios da região sul), que se eleva durante a semana para 7ºC amanhã, e entre 10ºC e 14ºC no fim de semana. A expectativa de frio é principalmente nos períodos da madrugada e durante a manhã. Então o sul-mato-grossense tem que se preparar para troca de temperatura, pois já durante a tarde o calor volta. As máximas devem ficam entre 28ºC hoje e 36ºC no domingo. Para a Capital, as temperaturas são de mínimas entre 10ºC e 17ºC e máximas entre 25ºC e 36ºC.

A semana deve permanecer com tempo seco e há previsão de pancadas de chuva apenas no sábado em todo o estado.

A estação do inverno começou no dia 20 de junho, mas a sensação térmica de frio começou semanas antes, com baixas temperaturas e registros de geadas no sul do Estado, com temperaturas próximas dos 0ºC. Por causa do solstício de inverno, período em que o hemisfério sul está com sua menor área exposta à radiação solar por causa da inclinação do eixo de rotação do planeta em relação à sua órbita em torno do sul, o dia é mais curto e a noite a mais longa do ano.

Chuva e geada

A partir da penúltima semana de agosto, o tempo deve mudar, com predominância de frio e chuva. Segundo Villela, há possibilidade de gear em algumas cidades da região sul do Estado. Ele não soube dizer, no entanto, quais as temperaturas estimadas. “Está ainda um pouco longe”, justificou.

Climatologicamente, inverno no Mato Grosso do Sul destaca-se por ser a estação mais fria do ano e com menor volume de chuva, especialmente até meados de agosto. O prognóstico de inverno do Inmet previu que neste ano, as temperaturas, durante o período, ficariam abaixo da média no extremo sul de Mato Grosso do Sul, com intervalos de frio mais intenso. As passagens de frentes frias iriam também ser mais intensas que o normal em relação aos últimos invernos, de 2014 e 2015. A sensação térmica ainda seria negativa.

Daqui um mês e meio, no dia 22 de setembro, a primavera chega no Centro Oeste e em Mato Grosso do Sul. As características da estação é chuvas e altas temperaturas por causa de ventania do norte do país.

SIGA-NOS NO Google News