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13/07/2004 15:09

Última etapa do Gestar começa em agosto

Assessoria MEC

Mais de quatro mil professores de 280 escolas públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste iniciam, em agosto, o quarto e último módulo do Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), programa de formação continuada em Matemática e Língua Portuguesa. Um grupo de trabalho composto por especialistas nas duas disciplinas, além de coordenadores e formadores estaduais e municipais do programa, estiveram reunidos em Brasília, na última semana, para a atualização dos conteúdos. Eles foram capacitados por especialistas contratados pelo Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola/MEC).


Ainda esta semana, o grupo de trabalho inicia a preparação do último módulo do Gestar em cinco estados. O programa, desenvolvido pelo Fundescola para professores das quatro primeiras séries do ensino fundamental, tem a duração de dois anos e está em sua última etapa no Acre, em Mato Grosso, na Bahia, na Paraíba e em Roraima, com conclusão prevista para dezembro. Mais de 100 mil alunos serão beneficiados com a formação continuada de seus professores.


O Gestar, que utiliza material impresso para o estudo individual e coletivo dos professores, é desenvolvido na modalidade de educação a distância. Há aulas presenciais com formadores em Matemática e Língua Portuguesa durante encontros quinzenais ou semanais, de acordo com a estrutura de cada estado ou município participante.


Além dos formadores — professores contratados pelas secretarias de Educação que atuam como facilitadores —, o Gestar conta com coordenadores estaduais ou municipais e especialistas responsáveis pelas capacitações, que ocorrem em Brasília. “O material do curso é interativo e possibilita o uso, pelos professores, da intuição, do raciocínio e da manipulação para construir conceitos matemáticos. Estimulamos a criatividade para explorar situações didáticas e motivações capazes de despertar o interesse do aluno”, diz Nilza Bertoni, especialista de Matemática.


Avaliação — Segundo a coordenadora do Gestar na Secretaria de Educação de Rio Branco, Fátima Mota de Faria, a partir da capacitação dos professores, a resposta em sala de aula tem sido a mais positiva possível. “Antes, as crianças só localizavam a informação do texto. Não a relacionavam com o problema. Percebemos uma mudança na prática do professor para provocar o aluno”, afirma. Ela explica que, em Rio Branco, cada dupla de formadores atende a oito escolas urbanas.


“Nosso papel é, a partir da capacitação, transmitir os conhecimentos adquiridos aos professores da rede municipal. Depois, verificar em sala de aula como o procedimento está sendo aplicado”, explica Samuel de Sousa Silva, formador na área de Matemática na rede municipal de Teresina. “Com a capacitação, verificamos mudanças no ensino e na aprendizagem da Matemática. Antes, essa ciência era tratada só com números. Agora, analisamos o problema e sua relação com outras categorias, como a geometria, grandezas e medidas, espaço e forma”, diz.


Repórter: Freddy Charlson

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