Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UFMS oferece 665 vagas em 13 cursos pelo Sisu

Campo Grande News - 08 de junho de 2015 - 07:25

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abre nesta segunda-feira, dia 8, 665 vagas distribuídas em 13 cursos no Estado por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação. Serão ofertadas vagas para Medicina, em Três Lagoas; Direito e Engenharia Civil, na Capital; Educação Física, em Corumbá, entre outros. São cursos que iniciam no segundo semestre de 2015.

Os candidatos têm entre os dias 8 e 10 de junho para fazer a inscrição on-line no Sisu. Conforme a UFMS, nesta segunda edição do ano, pode fazer a inscrição apenas o candidato que tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014.

Quem tirou zero na prova de redação, fica impedido de se inscrever, segundo o Ministério da Educação. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 15 de junho, também pela internet. Os convocados farão a matrícula nos dias 19, 22 e 23 próximos, na própria UFMS.

Na página do Sisu na internet os candidatos podem consultar as vagas ofertadas e encontrar o curso preferido. É possível procurar por município, por instituição e por curso, acessando http://sisu.mec.gov.br/.

IFMS – O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) também vai oferecer 280 vagas em cursos de graduação com início no segundo semestre deste ano. As inscrições são gratuitas pela página do Sisu e os critérios de participação são os mesmos, o candidato deve ter obtido nota acima de zero na redação e em todas as áreas de conhecimento no Enem.

Pela primeira vez, será ofertado o bacharelado em Agronomia, no campus Nova Andradina. O curso em Tecnologia em Sistemas para Internet é oferecido em Aquidauana, Campo Grande e Três Lagoas. Em Corumbá e Três Lagoas, há vagas para Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Cotas - Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram todo o ensino médio em instituições públicas de ensino. Das vagas reservadas, 50% são garantidas àqueles que comprovarem renda familiar per capita não superior a 1,5 salário-mínimo. Parte delas é destinada ainda àqueles que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Bônus local – Outra novidade, o IFMS também aplicará uma ação afirmativa de caráter local. Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem. Para isso é necessário residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre a vaga, conforme o item 2 do edital de abertura. A opção por essa modalidade de ação afirmativa também deve ser feita na inscrição.

SIGA-NOS NO Google News