Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UFMS e Eletrobrás:Convênio para conservação de energia

Comunicação - UFMS - 19 de novembro de 2004 - 14:09

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Manoel Peró e o diretor de projetos especiais e desenvolvimento tecnológico e industrial da ELETROBRÁS, Aloísio Vasconcelos, firmaram, no dia 10 de novembro, convênio de plano de aplicação conjunta celebrado entre as duas instituições, e que coloca novamente a UFMS na vanguarda em questões de energia em Mato Grosso do Sul.
A iniciativa passa a contribuir com o empenho do governo federal no desperdício e no estímulo ao uso eficiente da energia elétrica, em especial no que se refere à capacitação de profissionais e consolidação do conceito de eficiência energética. Igualmente relevante para o país, objeto desse convênio assinado entre as duas partes, tem sido a adoção efetiva de medidas de economia que se destinem a um menor consumo de energia e à consequente redução de custos com esse insumo.
O acordo vem ao encontro dos interesses da Universidade em desenvolver ações que promovam o ensino e a capacitaçào de profissionais em eficiência energética. E para isso, cabe à instituiçào de ensino superior, a implantação e capacitação de Laboratório de Otimização de Sistemas Matrizes (aquisição de instrumentação e equipamentos, além de aquisiçào de normais internacionais. Além disso, cabe ã UFMS, a utilização do laboratório dos cursos de graduaçào, pós-graduação e extensão para os trabalhos afins.
À ELETROBÁS cabe o repasse, em parcela única, de recursos na ordem de R$ 416.914,00 (quatrocentos e dezesseis mil, novecentos e quatorze reais) para treinamento de pessoal, apoio e execução do projeto sob coordenação da UFMS, segundo um plano de aplicação de recursos que incluem entre outras prioridades, também, a edição de livros e aquisição de equipamentos.





Fonte: ACS/RTR



SIGA-NOS NO Google News