Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

13/12/2005 15:59

UFMS e Defesa Civil farão estudo de desastres naturais

Humberto Marques / Campo Grande News

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Defesa Civil estadual assinaram na manhã de hoje um convênio que visa a implantação de Geped’s (Grupos de Estudos e Pesquisas sobre Desastres), para promover o ensino, pesquisa e extensão de assuntos ligados ao tema. A equipe estará concentrada no Departamento de Estruturas e Construção Civil – do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da universidade.

“Temos de aprender a prevenir desastres para evitar que seja necessário remediar possíveis vítimas”, ressaltou o reitor Manoel Peró. O coronel BM João Alves Calixto, coordenador da Defesa Civil Estadual, ressaltou que o convênio resulta na instalação do segundo centro de pesquisas de desastres do País (o primeiro funciona em Santa Catarina), sendo que “Mato Grosso do Sul é o 11° Estado brasileiro em quantidade de desastres”.

A primeira providência do órgão no convênio, segundo Calixto, será solicitar um mapa das áreas de risco no Estado. Em seguida, serão elaboradas políticas públicas em parceria com a UFMS, “para que se possa reduzir o impacto dos desastres, criam-se mecanismos para se fazer a previsão dos desastres e a ajuda no socorro às vítimas”.

O convênio foi firmado cerca de uma semana após diversas regiões do Estado serem atingidas por temporais, que causaram danos na estrutura física dos municípios e deixaram desabrigados – devido a enchente de rios e córregos. A Defesa Civil em várias cidades, como Campo Grande, foi obrigada a agir.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)