Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/12/2005 15:59

UFMS e Defesa Civil farão estudo de desastres naturais

Humberto Marques / Campo Grande News

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Defesa Civil estadual assinaram na manhã de hoje um convênio que visa a implantação de Geped’s (Grupos de Estudos e Pesquisas sobre Desastres), para promover o ensino, pesquisa e extensão de assuntos ligados ao tema. A equipe estará concentrada no Departamento de Estruturas e Construção Civil – do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da universidade.

“Temos de aprender a prevenir desastres para evitar que seja necessário remediar possíveis vítimas”, ressaltou o reitor Manoel Peró. O coronel BM João Alves Calixto, coordenador da Defesa Civil Estadual, ressaltou que o convênio resulta na instalação do segundo centro de pesquisas de desastres do País (o primeiro funciona em Santa Catarina), sendo que “Mato Grosso do Sul é o 11° Estado brasileiro em quantidade de desastres”.

A primeira providência do órgão no convênio, segundo Calixto, será solicitar um mapa das áreas de risco no Estado. Em seguida, serão elaboradas políticas públicas em parceria com a UFMS, “para que se possa reduzir o impacto dos desastres, criam-se mecanismos para se fazer a previsão dos desastres e a ajuda no socorro às vítimas”.

O convênio foi firmado cerca de uma semana após diversas regiões do Estado serem atingidas por temporais, que causaram danos na estrutura física dos municípios e deixaram desabrigados – devido a enchente de rios e córregos. A Defesa Civil em várias cidades, como Campo Grande, foi obrigada a agir.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)